NOVIDADES

......................................................................................................................
Quando a amizade me seguiu até casa, Paul Griffin
Ben é órfão, tem doze anos e nunca foi bom a fazer amigos. Depois de ter conhecido sucessivas famílias de acolhimento, está consciente de que as pessoas se podem afastar de um dia para o outro. Ben gosta de passar o seu tempo a ler livros de ficção científica. Porém, tudo muda na sua vida quando resgata um rafeiro que encontrou nas traseiras da biblioteca de Coney Island. Flip, o cãozito, leva-o a travar amizade com uma rapariga chamada Halley - sim, o mesmo nome do cometa. 
Halley também devora livros e convence Ben a escrever um romance com ela. À medida que a escrita do livro avança, Ben vê-se confrontado com uma série de peripécias e com o significado da amizade e da família.
(In Wook)
 .................................................................................................................
Pax, Sara Pennypacker
O Peter e o Pax são tão inseparáveis como só os melhores amigos podem ser. Desde que o Peter resgatou o pequeno raposinho, os dois tornaram-se parte um do outro, vivendo grandes aventuras e partilhando momentos inesquecíveis.
Mas o inimaginável acontece: o pai do Peter parte para a frente de combate, o rapaz tem de ir viver com o avô e, contra a vontade do Peter, o Pax é «libertado» na floresta. Entretanto, o Pax, firmemente à espera do Peter, embarca em emocionantes aventuras e descobertas acerca dele próprio na companhia de novos amigos, como a Bristle e o Runt.
Uma narrativa maravilhosa e mágica sobre as verdades essenciais que nos definem. Num segundo parte-nos o coração e, no segundo seguinte, é capaz de o reconstruir de forma admirável!
(In Wook)
.......................................................................................................................
O diário de Anne Frank, Ari Folman e David Polonsky
Ben é órfão, tem doze anos e nunca foi bom a fazer amigos. Depois de ter conhecido sucessivas famílias de acolhimento, está consciente de que as pessoas se podem afastar de um dia para o outro. Ben gosta de passar o seu tempo a ler livros de ficção científica. Porém, tudo muda na sua vida quando resgata um rafeiro que encontrou nas traseiras da biblioteca de Coney Island. Flip, o cãozito, leva-o a travar amizade com uma rapariga chamada Halley - sim, o mesmo nome do cometa. Halley também devora livros e convence Ben a escrever um romance com ela. À medida que a escrita do livro avança, Ben vê-se confrontado com uma série de peripécias e com o significado da amizade e da família. 
(In Wook)
.......................................................................................................................
A menina dos livros, Sam Winston e Oliver Jeffers
Uma menina atravessa um mar de palavras para chegar a casa de um menino. Ela convida-o para acompanhá-la numa aventura pelo mundo das histórias onde, com um pouco de imaginação, tudo pode acontecer. 
(In Wook)
.......................................................................................................................
Alex e o ratinho de corda, Leo Lionni
Este clássico de Leo Lionni, publicado pela primeira vez em 1969, é a história de Alex e Willie, dois ratos de natureza diversa - um de carne e osso e outro mecânico -, mas unidos pela amizade. Essa diferença, porém, não é um obstáculo para que, juntos, partilhem aventuras e alegrias. De facto, o rato de corda não lamenta a falta de liberdade de se poder mover à vontade porque se sente querido por Anita, a menina da casa. Já Alex, farto de ser perseguido e corrido com a vassoura, daria tudo para conseguir o afeto de que carece... 
(In Wook)
.................................................................................................................................
O rapaz sem orelhas de burro, João Manuel Ribeiro
Embora ninguém saiba onde é, há um país em que todas as pessoas têm orelhas de burro, porque quem lá manda é o príncipe com orelhas de burro, que foi seduzido pelas fadas gémeas do poder e da vaidade e enfeitado com umas belas orelhas de burro pela fada da sabedoria. E passou a ser considerado normal (e recomendável) ser igual ao príncipe. Mas há naquele país um rapaz diferente, que de burro nada tem, nem as orelhas, que decresciam à medida que ele crescia. Tudo porque o rapaz era perguntão, e queria saber por que é que tinha de ser assim e não podia ser de outra maneira. O príncipe com orelhas de burro não gostou de saber que no seu país havia alguém sem orelhas de burro e… enviou as suas fadas para um novo trabalho de sedução. Em vão. O rapaz era novo, mas não era burro. Acabou perseguido, preso e julgado. Perdeu a liberdade, mas não a voz nem o pensamento.
(In Wook)
.................................................................................................................................
Guiness World Records 2018
O livro mais vendido do Mundo! Edição oficial totalmente atualizada.  Quem é o cão mais seguido no Instagram? O que é maior: o maior ovo de Páscoa ou o mais alto dinossáurio? Quem construiu o primeiro parque temático sanitário? O que é mais mortífero: tubarões ou selfies? Além dos temas «na moda» (videojogos, youtube....) também encontrará os clássicos actualizados (comida gigante, corpos espantosos, animais, veículos, desportos extremos...). Encontra as respostas para tudo isto e muito mais...  E ainda: páginas especiais de SUPER-HEROIS e posters que podes descarregar gratuitamente.  
(In FNAC)
................................................................................................................................
Acasos felizes, Jill Mansell
Lottie não consegue acreditar no que lhe está a acontecer. Quando se é adolescente e se está apaixonada por um rapaz completamente inadequado, espera-se que os pais levantem objeções. 
Mas Lottie já está na casa dos trinta, é uma mulher feita, e nunca imaginou que os filhos lhe pudessem fazer a vida negra por causa do seu novo namorado. Pois é, para eles, Tyler é o diabo em pessoa. O que há de ela fazer? Estará autorizada apenas a namorar homens que tenham a aprovação deles? Não terá já preocupações suficientes com o irresponsável do ex-marido a aprontar das suas? E, para piorar as coisas, entra em cena Seb, um homem charmoso que disputa as suas afeições e que as crianças adoram. Os sarilhos e toda uma série de acasos não parecem ter fim. Conseguirá o verdadeiro amor encontrar um caminho para o coração de Lottie?

(In Wook)
............................................................................................................................................
Ali Babá e os quarenta ladrões, Luc Lefort (adaptação de António Pescada)
Naquela manhã, como em todas as manhãs que lhe foram dadas por Alá, Ali Babá andava a cortar lenha na montanha. De súbito, aparece no horizonte uma nuvem de poeira, aproxima-se uma caravana de quarenta ladrões e o pobre lenhador esconde-se numa árvore. Como podia ele ter imaginado que esse gesto simples de prudência iria mudar a sua vida, fazer com que o sangue e a violência entrassem na sua casa? É que do seu esconderijo, Ali Babá descobre um segredo fabuloso: as palavras mágicas que dão acesso ao tesouro dos bandidos...
(In Wook)
...............................................................................................................................
Por treze razões, Jay Asher
Não podes parar o futuro, nem voltar atrás ao passado. A única maneira de perceberes o mistério... é carregando no play. Clay Jensen não quer ter nada a ver com as cassetes gravadas por Hannah Baker. Hannah está morta. Os seus segredos foram enterrados com ela. Mas a voz de Hannah diz a Clay que o nome dele está gravado naquelas cassetes e que ele é, em parte, responsável pela sua morte. Clay ouve as gravações ao longo da noite. Ele segue as palavras gravadas de Hannah pela pequena cidade onde vive… e o que descobre muda a sua vida para sempre.
(In Wook)
........................................................................................................
A rapariga no comboio, Paula Hawkins
O êxito de vendas mais rápido de sempre. O livro que vai mudar para sempre o modo como vemos a vida dos outros. Todos os dias, Rachel apanha o comboio... No caminho para o trabalho, ela observa sempre as mesmas casas durante a sua viagem. Numa das casas ela observa sempre o mesmo casal, ao qual ela atribui nomes e vidas imaginárias. Aos olhos de Rachel, o casal tem uma vida perfeita, quase igual à que ela perdeu recentemente. Até que um dia... Rachel assiste a algo errado com o casal... É uma imagem rápida, mas suficiente para a deixar perturbada. Não querendo guardar segredo do que viu, Rachel fala com a polícia. A partir daqui, ela torna-se parte integrante de uma sucessão vertiginosa de acontecimentos, afetando as vidas de todos os envolvidos.
(In Wook)
...........................................................................................................................
As tribos do Sul, Madalena Santos
O novo horizonte decora uma época de mudança; os primeiros automóveis passeiam-se em cidades de chaminés fumegantes, que gritam por mais recursos, para um maior progresso. Pela primeira vez, as Terras de Corza galgam as suas fronteiras, nessa busca frenética, cruzando-se com os povos do Sul, que, ainda amando a natureza virgem, erguem defesas desesperadas. Tyrawen, filha de um Deputado, faz parte da vaga de exploradores, mas, quando menos espera, a experiência de um rapto altera-lhe o rumo: uma promessa por cumprir fá-la entregar-se ao misticismo das tribos, que a converte na representação de uma divindade. As Terras de Corza pretendem descredibilizá-la; mas serão capazes de negar a força das crenças primitivas?
O futuro irá traçar-se respeitando os mais antigos ou derrubando uma civilização...
(In Wook)
...................................................................................................
O colar, Cheryl Jarvis
Jonell apaixonou-se por um colar de diamantes. Mas o preço era demasiado alto. Até que teve uma ideia que iria mudar a sua vida. E porque não comprá-lo com a ajuda de amigas? Porque não partilhá-lo? Foi o início da aventura, de uma história real que apaixonou a América. Treze mulheres, das mais diferentes idades e profissões, uniram-se em torno de uma jóia. Desde então vivem em contacto umas com as outras, saem juntas, ajudam-se. E de 28 em 28 dias, no mês do aniversário de cada uma delas, encontram-se. Passam O Colar, conversam, partilham receitas, histórias de vida, amores e traições. Têm uma nova razão para sair de casa, têm um novo grupo de amigas. E descobriram que a amizade e a partilha valem muito mais do que qualquer diamante. Uma história real que apaixonou a América.
(In Wook)
........................................................................................................................................

O senhor dos anéis - As duas torres, J. R. R. Tolkien
Tolkien oferece-nos uma obra verdadeiramente monumental, onde todo o mundo é criado de raíz, uma nova cosmogonia arquitectada por inteiro, uma irrupção de maravilhoso que é admirável jogo de criação pura. O sopro genial que perpassa na elaboração deste maravilhoso, traduzido sobretudo no realismo da narração, deixa no leitor o desejo irresistível de conhecer «esse» mundo que, como crianças, chegamos a acreditar que existe.
(In Wook)
..........................................................................................................................................
O rapaz milionário, David Walliams
O Joe tem vários motivos para ser feliz. Milhões deles, até. É que o Joe é muito, muito rico… Mas mesmo muito rico. Tem uma pista de Fórmula 1, um cinema em casa e um orangotango como mordomo! É o rapaz de 12 anos mais rico do país. Sim, o Joe tem tudo com que sempre sonhou. Exceto uma coisa... Um amigo.

(In Wook)
............................................................................................................................
Hugo, o stressadosalva o mundo, Georgia Pritchett
Este é o Hugo: um enorme stressado.
E agora tem como vizinho do lado o Melão, o homem mais maléfico do mundo…
Conseguirá o Hugo controlar a sua ansiedade de modo a salvar o mundo?

(In Wook)
............................................................................................................................
O livro dos grandes opostos filosóficos, Oscar Benifier e Jacques Després
Um livro para contemplar, um livro para pensar, um livro único…
São 12 pares de contrários para refletires de que modo os opostos precisam uns dos outros. Em cada par, uma pergunta para pensar e responder, seguida de uma breve conclusão. As ilustrações fascinantes dão corpo e vida às ideias.

(In Wook)
..........................................................................................................

História do novo nome (vol.2), Elena Ferrante
Este romance continua a história de Lila e Elena, tendo como pano de fundo a cidade de Nápoles e a Itália do século XX.
Lila, filha de um sapateiro, escolhe o caminho de ascensão social no próprio bairro e, no final de A Amiga Genial, vemo-la casada com um comerciante. Elena, pelo contrário, dedica-se aos estudos. Ambas têm agora 17 anos e sentem-se num beco sem saída. Ao assumir o nome do marido, Lila tem a sensação de ter perdido a identidade. Elena, estudante modelo, descobre que não se sente bem nem no bairro nem fora dele. No início, vemos Elena a abrir um caderno de notas onde Lila fala sobre a vida com o seu marido e as complicadas relações com a Mafia e os grupos neofascistas, que invadem os bairros com as suas proclamações. Lila e Elena hesitam entre a tendência para a conformidade e a obstinação em tomar nas suas mãos o seu destino, numa relação conflitual, inseparável mistura de dependência e vontade de autoafirmação, em que o amor é um sentimento «molesto» que se alimenta do desequilíbrio até nos momentos mais felizes.
(In Wook) 
........................................................................................................

A Amiga Genial (vol.1), Elena Ferrante
A Amiga Genial é a história de um encontro entre duas crianças de um bairro popular nos arredores de Nápoles e da sua amizade adolescente. Elena conhece a sua amiga na primeira classe. Provêm ambas de famílias remediadas. O pai de Elena trabalha como porteiro na câmara municipal, o de Lila Cerullo é sapateiro. Lila é bravia, sagaz, corajosa nas palavras e nas acções. Tem resposta pronta para tudo e age com uma determinação que a pacata e estudiosa Elena inveja. Quando a desajeitada Lila se transforma numa adolescente que fascina os rapazes do bairro, Elena continua a procurar nela a sua inspiração.O percurso de ambas separa-se quando, ao contrário de Lila, Elena continua os estudos liceais e Lila tem de lutar por si e pela sua família no bairro onde vive. Mas a sua amizade prossegue.
(In Wook)
....................................................................................................................
À procura de Alasca, John Green
Primeiro amigo, primeiro amor, últimas palavras
"Na escuridão atrás de mim, ela cheirava a suor, luz do sol e baunilha, e, nessa noite de pouco luar, eu pouco mais podia ver além da sua silhueta, mas, mesmo no escuro, consegui ver-lhe os olhos - esmeraldas intensas. E não era só linda, era também uma brasa."
Alaska Young. Lindíssima, esperta, divertida, sensual, transtornada... e completamente fascinante. Miles Halter não podia estar mais apaixonado por ela. Mas, quando a tragédia lhe bate à porta, Miles descobre o valor e a dor de viver e amar de modo incondicional.
Nunca mais nada será o mesmo.
(In Wook)
.....................................................................................................................
Cidades de papel, John Green
Quentin Jacobsen e Margo Roth Spiegelman são vizinhos e amigos de infância, mas há vários anos que não convivem de perto. Agora que se reencontraram, as velhas cumplicidades são reavivadas, e Margot consegue convencer Quentin a segui-la num engenhoso esquema de vingança. Mas Margot, sempre misteriosa, desaparece inesperadamente, deixando a Quentin uma série de elaboradas pistas que ele terá de descodificar se quiser alguma vez voltar a vê-la. Mas quanto mais perto Quentin está de a encontrar, mais se apercebe de que desconhece quem é verdadeiramente a enigmática Margot.
Cidades de Papel é um romance entusiasmante, sobre a liberdade, o amor e o fim da adolescência.
(In Wook)
........................................................................................................................
Apenas um ano, Gayle Forman
Willem e Allyson viveram momentos inesquecíveis em Paris e nada previa a separação. Para Allyson, a traição parece ser a única causa do desaparecimento de Willem. Mas o que terá acontecido naquela manhã? Em Apenas Um Ano, que retoma os acontecimentos de Apenas Um Dia, Willem contará o seu lado da história.
Depois de um percalço do destino, e das inúmeras tentativas em contrário, percebe que não consegue esquecer aquela rapariga de olhar enigmático, da qual nem sequer conhece o verdadeiro nome. Dela restam as lembranças de um dia mágico e o relógio, que marca o tempo ao ritmo das viagens e da procura mútua. Será um ano tempo suficiente para lidar com a intensidade de um dia?
(In Wook)
.............................................................................................................
Apenas um dia, Gayle Forman
A vida de Allyson Healey que sempre foi planeada e organizada, muda no momento que conhece Willem, um ator de espírito livre, que a convida a ir com ele a Paris e a adiar todos os seus planos. Allyson não consegue resistir e decide acompanhá-lo, uma decisão inesperada que a leva a vinte e quatro horas de romance, liberdade e intimidade que irão mudar a sua vida. Apenas Um Dia é um romance que nos fala de amor, mágoa, viagens, identidade e das contingências provocadas pelo destino, mostrando que, por vezes, para nos encontrarmos a nós próprios, temos de nos perder primeiro...
(In Wook)
................................................................................................................
Se eu ficar, Gayle Forman
Naquela manhã de fevereiro, quando Mia, uma adolescente de dezassete anos, acorda, as suas preocupações giram à volta de decisões normais para uma rapariga da sua idade. É então que ela e a família resolvem ir dar um passeio de carro depois do pequeno-almoço e, numa questão de segundos, um grave acidente rouba-lhe todas as escolhas. Nas vinte e quatro horas que se seguem, Mia, em estado de coma, relembra a sua vida, pesa o que é verdadeiramente importante e, confrontada com o que faz com que valha mesmo a pena viver, tem de tomar a decisão mais difícil de todas
(In Wook)
...............................................................................................................
Os Piratas (Teatro), Manuel António Pina
E se, de repente, te visses a bordo de um navio de piratas? Não fazes ideia de como foste lá parar, só sabes que tens de salvar a tua mãe, mas o Capitão toma-te por um dos seus grumetes… No meio do desespero, acordas e pensas que tudo não passou de um terrível pesadelo. Mas logo te apercebes que ainda trazes na cabeça o lenço vermelho de pirata… Terá sido sonho ou realidade?
(In Wook)
.................................................................................................................................. 
Mataram a cotovia, Harper Lee
Passados os anos suficientes para que os pudéssemos reviver com algum distanciamento, falávamos de quando em vez dos acontecimentos que tinham dado origem ao acidente. Eu continuo a achar que foram os Ewells que começaram tudo, mas o Jem, que era quatro anos mais velho do que eu, disse que tudo começou muito tempo antes. De facto, disse que tudo começara naquele verão em que o Dill apareceu por estas bandas, da primeira vez que ele sugeriu que tentássemos obrigar o Boo Radley a sair de casa. Aí eu disse-lhe que, se quiséssemos ter uma visão mais alargada da questão, então teríamos de recuar até à época do presidente Andrew Jackson. Se o general Jackson não tivesse decidido expulsar a tribo Creek dos seus territórios rio acima, o Simon Finch jamais teria vindo parar ao Alabama. E então, onde é que nós estaríamos neste momento? Como já éramos demasiado crescidos para recorrermos aos punhos para resolver uma discussão, decidimos consultar o Atticus. E o nosso pai disse que ambos tínhamos razão.
(In Wook)
..................................................................................................................................
A vida nas palavras de Inês Tavares, Alice Vieira 
Que fazer, quando se tem 13 anos, se pediu um ipod pelo Natal e se recebe um diário? Aqui se relata - pelas palavras da própria - um ano da vida de Inês Tavares, com as suas melhores amigas (e dois amigos, porque os rapazes fazem sempre jeito para levar às festas…) e as suas grandes paixões: o chocolate e o Brad Pitt; para além da paz no mundo, claro. Uma fatia da vida dos nossos dias, em tom divertido, com a qualidade da escrita de Alice Vieira.
(In Wook)
..........................................................................................................................
O circo de papel, Vergílio Alberto Vieira
Espaço cénico: uma clareira de jardim. Na primeira parte da ação recria-se um ambiente de estação morta. As tonalidades de outono correspondem ao cair da folha; o vento arrasta pelo chão do parque folhas ressequidas de várias cores e formas. É tempo de desperdício. Na segunda parte da ação reaparece um ambiente de primavera; vive-se o momento da floração; pairam no ar indícios de despertar; ouve-se o canto dos pássaros. É tempo de necessidade.

(In Wook)

.................................................................................................................
Jodie e o cartão da biblioteca, Julie Hodgson
Em 2075 os livros são banidos, os jornais são uma coisa do passado... e até possuir livros é ilegal... Mas Jodie tem outra perspetiva e a sua história leva-a da China à Finlândia, de Lisboa à Inglaterra... Encontra-se com o seu novo amigo Kai e com o seu aliado na aventura sobre o mundo em papel, Pacman. Nunca esquecendo a lancheira secreta, escondida de olhos curiosos! Impelida para situações que ultrapassam a sua imaginação, Jodie tenta colocar em ação os seus planos para colecionar livros... O tempo está do seu lado e as situações que atravessa fariam qualquer jovem de 12 anos ficar estarrecido/a de admiração.
(In Wook)
.................................................................................................................

Rosa, minha irmã Rosa, Alice Vieira
Mariana, filha única, tem dez anos quando Rosa nasce. Agora vai partilhar tudo com a irmã: o quarto, o tempo dos pais, o afecto da família — incluindo o Avó Elisa que desconfia do progresso, e a Tia Magda, que tem um dente de ouro, uma fala que mete medo e só gosta de estrelícias e antúrios. Mas pelo menos a recordação da Avó Lídia e a amizade de Rita ela não quer dividir com mais ninguém. Será que Rosa vai continuar a ser «uma intrusa»?
(In Wook)
 .................................................................................................................
O beijo da palavrinha, Mia Couto
Quando Maria Poeirinha adoeceu, o Tio Jaime Litorânio disse que só o mar, que ela nunca vira, a poderia curar. A menina estava demasiado fraca para a viagem, mas o irmão Zeca Zonzo encontrou o modo de a levar a conhecer o mar.
O poder mágico das palavras é o tema deste segundo livro para crianças de Mia Couto, mais uma vez com magníficas ilustrações de Danuta Wojciechowska.
(In Wook)
..................................................................................................................
Uma questão de cor, Ana Saldanha
Quando a prenda de Natal é um computador, quem quer saber do trabalho de casa de Matemática? Todo os momentos livres são necessários para jogar uns jogos malucos. Os pais da Nina é que não concordam. Nem o Danny, o primo que vem viver para casa dela. Por que teve o Danny de mudar de escola? O que fazer em casos de ataques de criancice? E quando há falhas no sistema? E o Vítor, por que começa a comportar-se de forma tão palerma? Será que os amigos da Nina não compreendem que somos todos diferentes, mas todos iguais?

(In Wook)
...................................................................................................................
Mar me quer, Mia Couto
Um dia o padre Nunes me falou de Luarmina, seus brumosos passados. O pai era um grego, um desses pescadores que arrumou rede em costas de Moçambique, do lado de lá da baía de S. Vicente. A mãe morreu pouco tempo depois. Dizem que de desgosto. Não devido da viuvez, mas por causa da beleza da filha. A senhora maldizia a perfeição de sua filha. Diz-se que, enlouquecida, certa noite intentou de golpear o rosto de Luarmina. Só para a esfeiar e, assim, afastar os candidatos. Depois da morte da mãe, enviaram Luarmina para o lado de cá, para ela se amoldar na Missão, entregue à reza e crucifixo. Havia que arrumar a moça por fora, engomá-la por dentro. E foi assim que ela se dedicou a linhas, agulhas e dedais. Até se transferir para sua atual moradia, nos arredores de minha existência.
(In Wook)
...................................................................................................................
 
Pico no dedo, Ana Saldanha
Uma voz sonolenta acorda a Maria Artur. Deitado no sofá, o Raul vê um anjo azul a saltar no trampolim. A Rita ouve Lou Reed (A perfect day) e recorda dias perfeitos com o Rodrigo. Na véspera de Natal, o Diogo ajuda a sua avó, e não apenas a preparar a ceia. E a Bárbara não se importa — não muito — que o pai esteja a fazer uma figura de «roqueiro» serôdio.
(In Wook)
.....................................................................................................................
Cinco tempos, quatro intervalos, Ana Saldanha
Uma menina gorda chamada Dulce, que gosta de gatos e tem pais divorciados. E tudo se passa ao longo de uma manhã de aulas. Poderia resumir-se assim este livro... Se não fosse o talento da autora, o modo como trabalhou o tema, a consistência e a verosimilhança das personagens, a forma contida como tudo é apresentado - muito embora a emoção não deixe de estar presente. Uma escrita notável, e certamente o melhor livro para a faixa juvenil que Ana Saldanha escreveu até hoje.
(In Wook)
.....................................................................................................................

Os mais belos contos de Grimm
Este livro fantástico de contos intemporais, repleto de ilustrações esplêndidas e personagens inesquecíveis, vai levar as crianças ao mundo encantado de Grimm.
(In Fnac)
 ...................................................................................................................
O meu pé de laranja lima, José Mauro Vasconcelos
Esta é a história comovente de Zezé, um menino de seis anos nascido no seio de uma família muito pobre. Zezé é inteligente, sensível e criativo, mas muito endiabrado. Carente do afeto que não encontra junto do pai e da mãe, mais preocupados em sobreviver a cada dia, o menino perde-se nas ruas, onde só lhe dá para inventar travessuras. Tendo aprendido demasiado cedo a dor e a tristeza, Zezé acaba por usar o mundo da sua imaginação para fugir da realidade da vida: toma por confidente um pé de laranja lima, a que chama Xururuca e ao qual revela os seus sonhos e desejos. Será nesta fantasia que Zezé vai encontrar a alegria de viver e a força para vencer as suas adversidades. 

(In Wook)
.....................................................................................................................
O Romance de Rita R., Ana Saldanha
Um computador portátil usado, a preço irresistível. Não resisti. Só passados dias o liguei. Estava a transbordar de documentos! Não abri nem um. Se encontrasse um diário também não o leria. Eu tenho princípios.
Tentei encontrar o vendedor, sem resultado. Que fazer? Não tinha alternativa: ouvi o áudio-diário da Rita. Era um diário típico de uma adolescente. Li também as receitas, as tentativas de escrever um romance, olhei para as fotografias, li os e-mails. E o pequeno mundo que me apareceu à frente era sólido e completo.
Enviei tudo ao meu editor. Com dificuldade, consegui convencê-lo de que, desta vez, a ficção era uma história real, realmente contada pela sua protagonista. Tenho a esperança de um dia vir a conhecer pessoalmente a Rita R.

(In Wook)
...................................................................................................................
O Estranho Mundo de Jack, Tim Burton
Este livro conta-nos a história de Jack Esquelético numa assustadora véspera de Natal.
Uma noite, enquanto passeia entediado na floresta de Halloween, Jack encontra algo que nunca vira antes: uma porta esculpida numa árvore. Ao abri-la, Jack entra no mundo alegre e cintilante da Cidade do Natal! Maravilhado com tanta luz e animação, Jack decide raptar o Pai Natal e levá-lo para Halloween, planeando as mais medonhas traquinices para a véspera de Natal.
(In Wook)
...................................................................................................................
Um espelho só meu, Ana Saldanha
Na véspera do seu aniversário, a Clara quer ir à discoteca. Mas o pai da Clara é muito severo e a madrasta é uma vaidosa que só pensa em si própria. O que vale à Clara é a sua amiga Inês. Com uma mentirinha sem importância e a roupa nova que lhe deu a madrinha, a Clara vai passar uma noite inesquecível.
(In Wook)
........................................................................................................................
A princesa e o sapo, Ana Saldanha
A Diana é uma verdadeira princesa: bonita, bondosa e muito, muito sensível! Como conseguiria dormir numa tenda montada no meio de lado nenhum, com vizinhos que cantam e riem toda a noite? Nessa noite de insónia, recorda o dia em que conheceu o Sapo.
(In Wook)
 ..........................................................................................................................
 A charada da bicharada, Alice Vieira
Alice Vieira leva-te a conhecer um mundo mágico, em que cada página encerra um enigma e esconde um habitante do reino da bicharada. Depois de leres cada um dos textos, descobre os animais que se escondem nas imagens e delicia-te com as descrições que te ensinam a reconhecê-los. Cada charada abre-te a porta para um mundo cheio de cores e fantasia, sempre com um ou mais animais à espreita.
(In Wook)
............................................................................................

O rapaz do pijama às riscas, John Boyne
Ao regressar da escola um dia, Bruno constata que as suas coisas estão a ser empacotadas. O seu pai tinha sido promovido no trabalho e toda a família tem de deixar a luxuosa casa onde vivia e mudar-se para outra cidade, onde Bruno não encontra ninguém com quem brincar nem nada para fazer. Pior do que isso, a nova casa é delimitada por uma vedação de arame que se estende a perder de vista e que o isola das pessoas que ele consegue ver, através da janela, do outro lado da vedação, as quais, curiosamente, usam todas um pijama às riscas. Como Bruno adora fazer explorações, certo dia, desobedecendo às ordens expressas do pai, resolve investigar até onde vai a vedação. É então que encontra um rapazinho mais ou menos da sua idade, vestido com o pijama às riscas que ele já tinha observado, e que em breve se torna o seu melhor amigo.
(In Wook)
 .............................................................................................................
Mágoas da escola, Daniel Pennac
Daniel Pennac aborda os problemas da escola e da educação desde um ponto de vista insólito - o ponto de vista do mau aluno. Pennac, que foi ele próprio um péssimo estudante, analisa a figura do cábula outorgando-lhe a nobreza que merece e restituindo-lhe a carga de angústia e dor que inevitavelmente o acompanha.
Misturando recordações autobiográficas e reflexões acerca da pedagogia e das disfunções da instituição escolar, sobre a dor de ser um mau estudante e a sede de aprendizagem, sobre o sentimento de exclusão e o amor ao ensino, Daniel Pennac oferece-nos, com humor e ternura, uma brilhante e saborosa lição de inteligência.
(In Wook)
..................................................................................................................
Coração de tinta, Cornelia Funke
«Esta “história dentro da história” vai deliciar não apenas os adeptos da fantasia, mas todos aqueles que apreciem um enredo impressionante e personagens excepcionais.»
(In S
chool Library Journal)
 ......................................................................................................................
Guardei as lágrimas no bolso, Ana Meireles
Diana tem 11 anos. É uma menina solitária, de imaginação fértil. Um dia, uma visita ao sótão da casa da avó revela-lhe segredos de um passado que ela sonhava de outro modo... Assaltam-na as desilusões e as dúvidas e Diana tem de tomar a decisão mais importante da sua vida.
(In Wook)
.......................................................................................................................
Bicho em perigo, Maria Teresa Maia Gonzalez
Cada animal tem as suas características próprias que, por vezes, muito se assemelham às dos seres humanos. A osga Pitosga quer ser jornalista, o carapau Nicolau deixou-se de aceleradelas e tornou-se bom condutor e o pinguim Joaquim é um grande comerciante... São 83 poemas que, com humor e o apoio de ilustrações, recriam tipos humanos bem conhecidos de todos nós.
(In Wook)
....................................................................................................................
Crepúsculo - Luz e escuridão, Stephenie Meyer
A respeito de três aspectos, eu estava absolutamente segura. Em primeiro lugar, Edward era um vampiro. Em segundo lugar, uma parte dele - e eu não sabia qual era o poder dessa parte - ansiava pelo meu sangue. Por fim, em terceiro lugar, eu estava incondicional e irrevogavelmente apaixonada por ele.
(In Wook)
.........................................................................................................................
Lua Nova, Stephenie Meyer
Para Bella Swan, existe algo mais importante do que a própria vida: Edward Cullen. Porém, estar apaixonada por um vampiro é ainda mais perigoso do que alguma vez poderia ter imaginado. Edward já salvou Bella das garras de um vampiro maléfico, mas agora, à medida que a sua destemida relação ameaça tudo o que se encontra por perto e todos os que lhes são queridos, eles apercebem-se de que os seus problemas podem estar apenas a começar... 
(In Wook)
 ...................................................................................................................
A história do senhor Sommer, Patrick Suskind
«No tempo em que eu ainda trepava às árvores, vivia na nossa aldeia, a uns dois quilómetros da nossa casa, um homem a quem chamavam senhor Sommer. Ninguém sabia qual era o seu nome de batismo e também ninguém sabia se ele tinha ou não uma profissão.
Mas embora pouco se soubesse sobre o senhor Sommer, toda a gente o conhecia, pois andava permanentemente de um lado para o outro. Podia nevar ou cair granizo, podia estar um temporal ou chover a cântaros, podia o sol queimar ou aproximar-se um furacão, sempre o senhor Sommer peregrinava como uma alma penada, atravessando a paisagem e os sonhos do narrador...»
(In Wook)
....................................................................................................................
Machado dos Santos - o herói da rotunda, José Jorge Letria
Vem conhecer a história de António Maria Machado dos Santos, o homem que na madrugada do dia 4 de Outubro de 1910 chegou à Rotunda para liderar centenas de homens na defesa desta posição estratégica. Mantendo-se firme e irredutível, mesmo face a notícias contraditórias que davam a revolução como detida pelas forças do Rei, Machado dos Santos aguentou a posição e a sua atitude foi decisiva nos eventos que se desenrolaram, culminando com o anúncio da implantação da República, a 5 de Outubro de 1910. Cem anos depois, José Jorge Letria relata-nos a vida de Machado dos Santos, e Afonso Cruz ilustra, de forma exemplar, a vida deste herói esquecido.
(In Wook)
............................................................................................................................
A minha primeira república, José Jorge Letria
No dia 5 de Outubro de 1910, Portugal deixou de ser uma monarquia para se transformar em república, uma das poucas então existentes na Europa e no resto do mundo. Neste livro, José Jorge Letria relata os acontecimentos ocorridos nesse dia e nos que se lhe seguiram. Foi um tempo de agitação, de esperança e de conflito, que mudou para sempre a História do nosso país. A personagem central desta narrativa é um rapaz de Lisboa, cujo pai esteve entre os civis e os militares que, na Rotunda, onde hoje se encontra a estátua do Marquês de Pombal, garantiram o triunfo dos revoltosos e do projecto republicano. As ilustrações de Afonso Cruz dão à narrativa o tempero e a força das imagens vivas e coloridas.
(In Wook)
 ......................................................................................................................
O dia em que a mata ardeu, José Fanha
A narrativa, perspectivada no âmbito da formação cívica, aborda a temática dos incêndios, procurando sensibilizar os mais novos para este verdadeiro e preocupante flagelo nacional.
(In Wook) 
...................................................................................................
A rapariga que sonhava com uma lata de gasolina e um fósforo, Stieg Larsson
Neste segundo volume da trilogia Millennium, Lisbeth Salander é assumidamente a personagem central da história ao tornar-se a principal suspeita de dois homicídios. A saga desenvolve-se em dois planos que se complementam e só a solução do primeiro mistério trará luz ao segundo:  Há que encontrar os responsáveis pelo tráfico de mulheres para exploração sexual para se descobrir por que razão Lisbeth Salander é perseguida não só pela polícia, mas por um gigante loiro de quem pouco se sabe. 
(In Wook)
 ....................................................................................................................
Os homens que odeiam as mulheresStieg Larsson
O jornalista de economia Mikael Blomkvist precisa de uma pausa. Acabou de ser julgado por difamação ao financeiro Hans-Erik Wennerstrom e condenado a três meses de prisão. Decide afastar-se temporariamente das suas funções na revista Millennium. Na mesma altura, é encarregado de uma missão invulgar. Henrik Vanger, em tempos um dos mais importantes industriais da Suécia, quer que Mikael Blomkvist escreva a história da família Vanger. Mas é óbvio que a história da família é apenas uma capa para a verdadeira missão de Blomkvist: descobrir o que aconteceu à sobrinha-neta de Vanger, que desapareceu sem deixar rasto há quase quarenta anos. Algo que Henrik Vanger nunca pôde esquecer. Blomkvist aceita a missão com relutância e recorre à ajuda da jovem Lisbeth Salander. Uma rapariga complicada, com tatuagens e piercings, mas também uma hacker de excepção. Juntos, Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander mergulham no passado profundo da família Vanger e encontram uma história mais sombria e sangrenta do que jamais poderiam imaginar.
(In Wook)
....................................................................................................
Contos da Mata dos Medos, Álvaro Magalhães
Esta mata dos medos que fica ali junto ao mar, entre Almada e Sesimbra, é povoada por bichos que falam, e que, como nós, têm as suas vidas, as suas crenças, as suas ambições, os seus medos. Medo de que o mar ali chegue, pois isso no passado acontecera, como julga o coelho. História em que a toupeira, mais instruída, não acredita, pois isso não vem nos livros. Ambição de possuir um milhar de sementes, como o chapim, pássaro avarento, a quem faltam já só 679 bagas (mas como em todos há um lado bom, este chapim, sem o saber, sonâmbulo distribui de noite o que angariou de dia e nunca mais chega ao almejado número). A vontade de liberdade da lagarta, que estava farta de andar sempre em fila com as outras lagartas e se torna amiga de um ouriço. Uma lagarta que adora comer livros de poesia. Para o ouriço, a maior felicidade é o descanso e o seu lema, "Quando não se faz nada, nunca se deixa nada por fazer".
(In Wook)
 ..............................................................................................................
Guardador de árvores, João Pedro Messeder
«Vou fazer a louvação / do que deve ser louvado» - é isto o que diz uma velha canção. Neste álbum, quem merece tal louvação são as árvores. Como antigas mães dos livros, as árvores transmitem (assim fazem também os livros) um nunca acabar de sensações. O seu mundo é ainda um nunca acabar de palavras. E o emaranhado de folhas e ramos, as formas dos troncos e das copas são, aos nossos olhos, imagens vivas. Um livro de versos como este tinha de dar conta dessas imagens e dessas palavras.
(In Wook)
.....................................................................................................................
Herbário, Jorge Sousa Braga
Um magnífico Herbário, onde através da poesia ficamos a conhecer algumas plantas e flores, de uma forma que só a poesia consegue transmitir.
(In Wook)
 ............................................................................................................................
O Anibaleitor, Rui Zink
«A pouco e pouco, à medida que nos aproximávamos do nosso destino, os nomes iam ficando mais sinistros: numa manhã de neblina deslizámos Mar das Serpentes adentro. Dois dias depois estávamos no Lago da Morte, paredes meias com o Lago dos Sonhos. Quando entrámos no Pântano das Epidemias, já quase não falávamos, e a neblina cercava o barco. Andávamos todos meio doentes, como se tivéssemos bebido água inquinada. Mas eu iria jurar que não era da água: era dos nomes.» 
(In Wook)
...........................................................................................................
O miúdo que pregava pregos numa tábua, Manuel Alegre
«Entretanto o miúdo cresceu, quer seja o que pregava pregos muito direitos numa tábua, quer o que engoliu os comprimidos do avô, quer o que se rebelou contra a humilhação das mangas curtas, quer os outros todos ou eu próprio, que não sei se fui cada um deles menos um, este que conta e tem tendência ora a efabular ora a querer ser tão verdadeiro que põe em dúvida o que de facto foi e até de si mesmo suspeita. Seja ele quem for, o certo é que o miúdo cresceu. E agora está aqui (mas ainda será ele?) a ver se consegue escrever um livro, sem saber o quê nem como. Pois que outro livro pode escrever-se? Vida de tantas vidas na tão curta vida.»
(In Wook)
......................................................................................................................
O coração e a garrafa, Oliver Jeffers
O Coração e a Garrafa fala-nos de uma menina fascinada com o mundo à sua volta. Até que um dia algo aconteceu que a fez pegar no seu coração e guardá-lo num sítio seguro. Pelo menos durante algum tempo… Só que, a partir daí, nada parecia fazer sentido. Saberia ela quando e como recuperar o seu coração?
Com esta história comovente, Oliver Jeffers explora os temas difíceis do amor e da perda, devolvendo-nos, de maneira notável, um sopro de alento e de vida.
(In Wook)
.............................................................................................
A festa das bruxas, Agatha Christie
A famosa escritora de policiais Ariadne Oliver prepara-se para celebrar a Noite das Bruxas em casa de uma amiga. Outra das convidadas é Joyce, uma jovem fã de livros policiais, que confessa ter já assistido a um assassinato. Mas a sua fama de contadora de histórias mirabolantes faz com que ninguém lhe preste atenção. Ou talvez não seja bem assim. Quando Joyce é encontrada morta nessa mesma noite, Mrs. Oliver questiona se esta última história seria mesmo fruto da sua imaginação. Quem de entre os convidados quereria silenciá-la? Mrs. Oliver não conhece ninguém melhor do que o seu amigo Hercule Poirot para respond er a esta questão. Mas nem mesmo para o grande detective será fácil desmascarar o assassino.
(In Wook)
.................................................................................................
Harry Potter e os talismãs da morte, J. K. Rowling
É neste sétimo volume que Harry Potter irá travar a mais negra e perigosa batalha da sua vida. Dumbledore reservou-lhe uma missão quase impossível - encontrar e destruir os Horcruxes de Voldemort... Nunca, em toda a sua longa série de aventuras, o jovem feiticeiro mais famoso do mundo se sentiu tão só e perante um futuro tão sombrio. Chegou o momento do confronto final - Harry Potter e Lord Voldemort... nenhum pode viver enquanto o outro sobreviver... um dos dois está prestes a acabar para sempre... Os seus destinos estão misteriosamente entrelaçados, mas apenas um sobreviverá... 
(In Wook)
..................................................................................................
Harry Potter e a Câmara dos Segredos, J. K. Rowling
Os dias de Verão com os Dursleys estavam a tornar-se insuportáveis. Harry Potter já não gostava muito de muggles, mas o pior é que tinha de passar os seus dias de férias em casa dos muggles mais muggles de todo o planeta e arredores. Não havia maneira de voltar para a sua querida escola de feitiçaria...  E ultimamente mesmo esse regresso se encontrava ameaçado, pois duende Dobby não cessava de o avisar de que algo terrível o aguardava em Hogwarts... Nada mais nada menos do que a revelação dos misteriosos e ameaçadores poderes da câmara do segredos! O regresso do herói que está a conquistar jovens e adultos de todo o mundo numa aventura que te enfeitiçará até à última página.
(In Wook)
.......................................................................................................
Harry Potter e a Pedra Filosofal, J. K- Rowling
Harry Potter, o personagem dos livros de J. K. Rowling, não é um herói habitual. É apenas um miúdo magricela, míope e desajeitado com uma estranha cicatriz na testa. Estranha, de facto, porque afinal encerra misteriosos poderes que o distinguem do cinzento mundo dos muggles (os complicados humanos) e que irá fazer dele uma criança especialmente dotada para o universo da magia. Admitido na escola Howgarts onde se formam os mais famosos feiticeiros do mundo, Harry Potter irá viver todas as aventuras que a sua imaginação lhe irá proporcionar.
(In Wook)
 .........................................................................................................................
A ciência e a magia em Harry Potter, Roger Highfield
Os livros de Harry Potter transpiram magia e situações mágicas, onde tudo pode ser solucionado pelo bem manejar de uma varinha mágica, pela poção milagrosa que tudo cura, ou por uma lengalenga que tudo afasta e tudo transforma. Vive também de vassouras voadoras, de chapéus que lê mentes, de telegramas que gritam, de criaturas míticas e de fantasmas. Tudo isto é ficção inventada por J. K. Rowling. Será que na vida real algumas destas situações mágicas poderão ter explicação? A ficção de Harry Potter poderá ter algum paralelo com a vida real? Highfield pega em situações de magia das histórias de Harry Potter e tenta encontrar uma explicação viável recorrendo à química ou à física. Highfield consegue encontrar paralelos na vida real para o Chapéu Falante, que lê as mentes, ou encontrar forma para uma vassoura voar. São apenas dois exemplos dos muitos que Highfield desconstrói ao longo do livro.
(In Wook)
 .........................................................................................................................
Um rapaz invulgar, Don Brown
Albert nasceu em 1879. Não era um bebé particularmente bonito, pois era demasiado gordo e a sua cabeça parecia ser maior do que a dos outros bebés. Foi crescendo mas não se tornou um rapaz simpático - batia na irmã, enfurecia os professores e não tinha muitos amigos. Divertia-se a construir castelos de cartas, puzzles, a tocar violino e adorava os enigmas da geometria e da matemática. Na escola, era um rapaz discreto, pouco exuberante. Alguns professores avaliavam-no como sendo pouco inteligente. Contudo, os seus pensamentos estavam destinados a mudar o nosso mundo.
Com simplicidade, num texto repleto de pormenores descritos com muita graciosidade, acompanhado por imagens que traçam um retrato humano, por vezes solitário, Don Brown dá-nos a conhecer o lado brilhante de Albert Einstein, enquanto menino e jovem. O resultado é uma interpretação terna da aventura que foi o crescimento de um dos mais importantes pensadores do século XX.

(In Wook)
 .........................................................................................................................
O homem que tinha uma árvore na cabeça, José Jorge Letria
Imagine-se um homem chamado Arbóreo a quem começou um dia a crescer uma árvore na cabeça, coisa que não é costume acontecer ao comum dos mortais.
Imagine-se que tudo isto é uma forma de juntar a poesia e a ciência e de dizer aos leitores que sem cultura científica não se consegue perceber o mundo e estar preparado para o que o futuro nos reserva e que já faz parte do presente.
(In Wook)
 .............................................................................................................
A que sabe esta história?, Alice Vieira
Um livro cheio de histórias para ler, cozinhar e saborear! 
Sabias que o Lobo Mau queria comer a merenda do Capuchinho Vermelho? E que a Branca de Neve convidou os seus amigos anões para abrirem um restaurante?
Pois é, em A Que Sabe Esta História, Alice Vieira reconta histórias de sempre com muito humor e ... sabor!
(In Wook)
.............................................................................................................
O meu pai é um homem-pássaro, David Almond
Em O Meu Pai é um Homem-Pássaro, conhecemos a pequena Lizzie que após a morte da mãe se vê obrigada a desempenhar o papel de adulto perante o seu pai. Jack vive num mundo seu e, para se aproximar do pai, a jovem Lizzie começa a preparar a chegada dos participantes no Grande Concurso do Homem-Pássaro, que irá decorrer na povoação onde vivem. Todos podem participar, basta que queiram atravessar o rio a voar. O pai de Lizzie é um dos participantes no Grande Concurso, e acredita que com as suas asas feitas de penas verdadeiras, conseguirá voar sem dificuldades. Será mesmo verdade? E Lizzie conseguirá acompanhar o pai neste voo? Uma aventura fantástica repleta de carinho e momentos divertidos.
(In Wook)
 ..............................................................................................................
Como me tornei Marc Chagall, Bimba Landmann
Uma biografia livre da vida do grande pintor Marc Chagall, das origens humildes no bairro judeu de Vitebsk, a sua cidade natal na Rússia, até à fama e reconhecimento mundiais. Em criança, Moshe Segal vivia encantado com o bairro judeu de Vitebsk, onde vivia. Observava os músicos, os rabinos, as cabras e as galinhas, o avô que subia ao telhado para comer cenouras. Quando cresceu, tornou-se o pintor Marc Chagall. Sem nunca deixar de reviver todas as suas memórias, deu-lhes vida nos seus quadros vivos e cheios de cor.
(In Wook)
.......................................................................................................................
Faz-te à vida, Nadine Gordimer
Paul Bannerman, activista ambiental, luta apaixonadamente contra a construção de uma central nuclear na sua nativa África do Sul. Ao mesmo tempo, debate-se com uma estranha ironia do destino: a radioterapia à base de iodo a que foi sujeito para tratar o cancro de que sofria deixa-o radioactivo, forçando-o a isolar-se da sua família, para evitar o contágio. Passado na África do pós-Apartheid, este romance é uma extraordinária narrativa de traições e recomeços. No coração do romance está o símbolo da milagrosa auto-renovação do ecossistema do Delta Okavanga: uma metáfora maravilhosa para os vários triunfos do amor e vida vividas pelas personagens.
(In Wook)
 .....................................................................................................................
O Príncipe da Pérsia: as areias do tempo, Walt Disney
Há muito tempo, na região arenosa da Pérsia, um rei governou com justiça e pulso firme. O seu nome era Sharaman. Embora abençoado com dois filhos, Sharaman ainda ansiava por um filho que o amasse sem pensar que a coroa poderia um dia vir a ser sua. E assim, num fatídico dia, Sharaman salvou um jovem das ruas de Nasaf. Este rapaz viria a tornar-se no homem conhecido como príncipe Dastan. Anos mais tarde, a tarefa de governar o vasto império persa recaiu sobre o filho mais velho de Sharaman, Tus, e o irmão do rei, Nizam. Quando Tus cerca a cidade sagrada de Alamut irá desencadear uma série de acontecimentos que ameaçam destruir o mundo inteiro. Agora, cabe a Dastan - e à bela e misteriosa princesa Tamina - a missão de encontrar as míticas Areias do Tempo e salvar tudo o que é importante na vida do príncipe.
(In Wook)
 ....................................................................................................................
7x 25 Histórias da Liberdade, Margarida Fonseca Santos
7x25 Histórias da Liberdade é um conjunto de contos cujas personagens principais, falando na primeira pessoa, são objectos carregados de simbologia: o semáforo que travou a revolução durante uns minutos, o lápis da censura que, de repente, se vê como um elemento criativo nas mão de uma criança, a G3, o portão da prisão de Caxias, o megafone...
(In Wook)
 ........................................................................................................................
Robinson Crusoé, Daniel Defoe
Robinson Crusoé é um náufrago que sobrevive a tempestades e furacões, a piratas gananciosos, a selvagens canibais e à vida solitária numa ilha deserta. Com imaginação e habilidade, constrói casas, barcos e ferramentas que lhe permitem viver décadas longe da civilização. Mas é em Sexta-Feira, um nativo que ele salva da escravidão, que encontra a verdadeira humanidade. Descobre todas as aventuras deste herói na mais famosa narrativa de viagens. 
(In Wook)
 ......................................................................................................................
Bichos, Miguel Torga
Escrito num registo peculiar marcado pelo recurso a um tom coloquial, a uma adjectivação específica e a diversas metáforas muito expressivas sobre uma realidade à qual se encontra intimamente ligado. 
As personagens e a acção desta história têm um carácter profundamente humano com um tom dramático e até desesperado.

(In Wook)
.......................................................................................................................
O Mundo em que vivi, Ilse Losa
Numa escrita sóbria e transparente, e através de breves episódios, este romance conduz-nos em crescendo de emoção desde a primeira infância rural de uma judia na Alemanha, pelos finais da Primeira Grande Guerra Mundial, até ao avolumar de crises (inflação, desemprego, assassínio de Rathenau, aumento da influência e vitória dos Nazistas) que por fim a obrigam ao exílio mesmo na eminência de um destino trágico num campo de concentração.
(In Wook) 
................................................................................................................................
Lá longe onde o sol castiga mais, Jorge Ribeiro
Recriação, a partir das memórias dos seus protagonistas, de um dos momentos mais trágicos da história portuguesa recente, esta novela dá voz a uma geração que, por motivos políticos, participou numa guerra para a qual não estava humana e materialmente preparada. No livro, e através dos relatos em primeira pessoa, ficamos a conhecer muitos dos aspectos escondidos da guerra, incluindo as doenças, o sofrimento, os crimes, as saudades… Assim, nesta publicação, que conta, a servir de ilustração, com inúmeros documentos reais, desde fotografias, a mapas, incluindo jornais, cartas e aerogramas, é reconstituída a participação portuguesa na Guerra Colonial a partir das memórias dos antigos combatentes. Instigados pela professora, os alunos descobrem, nas recordações dos seus avós, todo um passado esquecido e, muitas vezes, branqueado. O processo de revisitação parece actuar como catarse para os ex-combatentes e como descoberta para os adolescentes, confrontados com uma realidade simultaneamente próxima e distante. Sem tabus, a luz da memória ilumina algumas das sombras mais assustadoras da Ditadura em Portugal, falando, na primeira pessoa, dos combates, dos medos, das doenças, da resistência, do amor e da morte.
(In Wook)
...........................................................................................
Um dia negro, Robert Muchamore
Um novo herói, uma nova missão…
Ryan está prestes a embarcar num avião, sabendo que as próximas 24 horas serão críticas. A sua missão: travar o maior ataque terrorista da história dos EUA.
Ryan trabalha para a CHERUB, uma organização secreta com uma vantagem fundamental: nem os criminosos mais experientes suspeitam que crianças os possam vigiar.
Para efeitos oficiais, estas crianças não existem.

(In Wook)
...........................................................................................
O anjo da guarda, Robert Muchamore
Ryan já salvou a vida de Ethan mais do que uma vez. Ethan chama-lhe o seu anjo da guarda.
Mas Ryan trabalha para a CHERUB, uma organização secreta com uma vantagem essencial: nem os criminosos mais experientes suspeitam que crianças os possam vigiar. A família de Ethan gere um império milionário no mundo do crime, e a missão de Ryan é destruí-lo. Será Ryan capaz de completar a missão dele sem destruir o seu amigo Ethan?
(In Wook)
...........................................................................................

República Popular, Robert Muchamore
Ryan é o mais recente recruta da CHERUB. Tem apenas 12 anos, acabou a recruta há oito meses e está ainda muito verde. Foi destacado para a sua primeira missão: tornar-se amigo de Ethan Aramov, um miúdo rico e mimado que vive na Califórnia e é neto da mulher que comanda, a partir do Quirguistão, um multimilionário império internacional de crime organizado.
Ryan não imagina que a sua primeira missão se vai tornar numa das mais importantes da história da CHERUB…
(In Wook)
......................................................................................................................
Vingança, Robert Muchamore
Fay passou 18 meses num reformatório de alta segurança, depois de a mãe e a tia terem sido assassinadas por um poderoso traficante. A única realidade que conhece é a do crime e, agora que está de volta às ruas, quer vingar-se de quem lhe roubou a família.
Os agentes CHERUB, Ryan e Ning, precisam da ajuda de Fay para encontrar um importante criminoso. Mas os inimigos da jovem são muitos e ela é um osso duro de roer…
Depois de uma épica missão internacional no seio do clã Aramov, os agentes CHERUB enfrentam uma das aventuras mais perigosas de sempre.

(In Wook)
.........................................................................................................................
Gangues, Robert Muchamore
Todos os agentes da CHERUB vêm de algum lado.
Dante Scott ainda tem pesadelos com a morte da família, brutalmente assassinada por um gangue de motards.
Após a tragédia que marcou para sempre a sua vida, Dante torna-se membro da CHERUB, um agente preparado para todo o tipo de missões.
O novo agente junta-se a James e Lauren Adams numa missão para se infiltrar no Motard Clube Bandidos e está pronto a fazer o que for preciso para se vingar daqueles que mataram a sua família.
(In Wook)

.................................................................................................................
Tsunami, Robert Muchamore
Após um violento tsunami destruir quase por completo uma ilha tropical, o seu governador aproveita a situação para construir estâncias de luxo muito lucrativas.
James Adams tem como missão proteger a família corrupta do governador da ilha e o agente não gosta muito da ideia, sabendo que esta será a sua última missão na CHERUB. E, para complicar ainda mais, o seu colega Kyle Blueman reaparece com um plano ultrassecreto, nada oficial e muito, muito perigoso…

Chegada a hora da verdade, James terá de escolher entre ser leal à CHERUB ou ao seu melhor amigo.
(In Wook)
..................................................................................................................................
História de um gato e de um rato que se tornaram amigos, Luis Sepúlveda
Max vive em Munique com os seus pais e irmãos — e com Mix, o seu inseparável gato preto com uma mancha branca na barriga. Amigos desde a infância, quando Max cresce e decide mudar de casa, leva Mix consigo. Mix adora viver no novo apartamento. Mas quando Max começa a trabalhar e não pode estar tanto tempo em casa, Mix, que está a envelhecer e a perder a visão, sente-se cada vez mais sozinho.
Um dia, Mix ouve uns passinhos suaves vindos da despensa e descobre que há um ladrão a comer os cereais crocantes do dono. Esperto, Mix deixa-se ficar quieto e, de repente, com a rapidez de outros tempos, estica a pata e sente o corpo trémulo de um minúsculo ratinho. Mex, como é batizado, é um ratinho mexicano, muito medroso e charlatão. Mas os verdadeiros amigos apoiam-se um ao outro e juntos aprendem a partilhar o que de melhor têm dentro de si.

(In Wook)
........................................................................................................................
Uma aventura no Castelo dos Três Tesouros, Ana Maria Magalhães; Isabel Alçada
Nesta Aventura os cinco amigos, mais os repetivos cães, Caracol e Faial, começam por fazer uma visita noturna ao castelo de S. Jorge, a ver e detetar a grande variedade de morcegos aí existente. A meio do percurso os nossos heróis descobrem um rolo de cabedal, ali deixado nada mais nada menos que por D. Jaime, o 4.º duque de Bragança, onde nos dá conta, por meio de alguns enigmas, da existência de três tesouros, o que os leva a visitarem mais dois castelos: o de Portel e o de Vila Viçosa. Em Vila Viçosa realiza-se um filme sobre a vida de D. Jaime, onde os nossos amigos são chamados a participar e onde estão também alguns meliantes com vontade de descobrirem os três tesouros que D. Jaime escondeu há 500 anos. Quem irá, então, descobrir os tesouros do 4.º duque de Bragança.
(In Wook)
.......................................................................................................................
A coisa terrível que aconteceu a Barnaby Brocket, Oliver Jeffers
Os Brocket são as pessoas mais normais do mundo. São respeitáveis, quase enfadonhos, e muito orgulhosos da sua normalidade. Na verdade, Alistair e Eleanor Brocket torcem o nariz a tudo o que seja invulgar, estranho ou diferente. No entanto, assim que o seu filho mais novo Barnaby vem ao mundo, torna-se claro que ele é tudo menos normal. Para grande vergonha dos pais, Barnaby parece desafiar as leis da gravidade… e flutua! O pequeno Barnaby é uma criança solitária; afinal de contas, é difícil fazer amigos quando se passa a vida no ar. Desesperado por agradar aos pais, faz tudo o que pode para parar de flutuar, mas simplesmente não consegue.
(In Wook)
......................................................................................................................
Bolas de Berlim com Crime, Alexandre Honrado
O Inspetor Bolhas, o mais divertido e incrível dos detetives da atualidade, viciado em "gomas", não tem medo de nada, a não ser da sua avó Pantufinhas e de não chegar a tempo aos crimes que tem que resolver.
A primeira missão do Bolhas mete mistério, horror, amor, trapalhadas risota, bolos envenenados e suspeitos aos magotes, numa Escola que bem podia ser a tua. Quem envenenou os bolos? Por que será que alguns professores têm comportamentos tão suspeitos? E o que faz o Inspetor Bolhas fugir à polícia, acusado de fazer pagamentos com notas falsas? Alexandre Honrado apresenta o Inspetor Bolhas. Rogério Taveira ilustra as aventuras do Inspetor. E tu entras na história como convidado principal.
(In Wook)
...................................................................................................................
O Segredo dos Deuses Gregos, Mafalda Moutinho
São estas as primeiras pistas que OS PRIMOS, Ana, Maria e André, o brasileiro Miguel e o grego Thanassis (que se apaixona por Maria e provoca ciúmes a Miguel) terão de seguir. Tudo está relacionado com Apolo o deus do Sol, Atena a deusa da sabedoria, Hermes o deus dos ladrões, Pandora a primeira mulher da mitologia grega, a célebre Medusa, cujo olhar era capaz de petrificar quem a encarasse e Aquiles um dos mais famosos heróis gregos. 
Os jovens visitam assim cinco locais: o Oráculo de Delfos, o Templo de Posídon, a Casa de Hermes, a ilha de Delos e o Achilleion, onde vivem episódios misteriosos e se defrontam com a ira dos Doze Olímpicos. O que estará por trás de tudo isto? E o que será, afinal, O Segredo dos Deuses Gregos? André, como de costume, acredita na existência de um antigo tesouro perdido, mas terá razão desta vez?...
(In Wook)
................................................................................................................................
O esqueleto debaixo do teto P. D. Baccalario; A. Gatti
A família Gaillard está a passar as férias da Páscoa numa pequena e calma aldeia junto do rio Loire. Annette e Fabrice acham que vão ser as férias mais aborrecidas de sempre, mas em breve surge uma macabra descoberta no sótão da casa: um esqueleto escondido atrás de uma parede! Os detetives da Viela Voltaire reúnem-se novamente para fazer investigações entre os habitantes da aldeia e resolver um mistério sepultado há muito, muito tempo…
(In Wook)
..........................................................................................................................
A Ilha dos Gatossauros (1.ª parte), Álvaro Magalhães
O aparecimento de um gatirodáctilo, uma ave do tempo dos gatossauros, abre uma investigação do C.A.T. que leva Lucas Scarpone até Gataparis, a casa do misterioso Dr. Gatô, em busca do manuscrito que chegou numa garrafa e dá provas da existência de uma ilha entre dimensões, onde a vida voltou a gerar todas as espécies conhecidas (e desconhecidas) de gatossauros. No regresso a casa, Lucas conhece o seu novo companheiro de aventura, de nome Pim, um extraterrestre encantador que espera pela hora de regressar ao seu planeta. E lá vão eles, com Pandora, num velho cargueiro que atravessa o oceano Gatlântico, na mais incrível das viagens, a caminho da Ilha dos Gatossauros.
(In Wook)
..........................................................................................................................
A Ilha dos Gatossauros (2.ª parte), Álvaro Magalhães
Sempre é verdade: a Ilha dos Gatossauros existe mesmo. E lá estão eles, Lucas e Pandora, mais o Meio-Fantasma, o Pim e Frog, sem submarino, sem contacto com o C.A.T. e também sem as armas protetoras, que se avariaram. Cada passo que derem pode ser o último. O Meio-Fantasma subiu no ar e voltou com a má notícia: "Isto está cheio de gatossauros". Passou uma família de grandes herbívoros, inofensivos mas enormes, e Frog subiu a uma árvore, enquanto o Pim se escondia na mochila de Pandora. Fizeram bem, pois, logo a seguir, chegou o terrível gatiranossauro rex. Pandora e o Pim fugiram no dorso de um gatirodáctilo e Lucas, a muito custo, também conseguiu escapar. Mas ficam separados; e a perigosa aventura ainda está a começar...
(In Wook)
..................................................................................................................
Astérix entre os Oictos, R. Goscinny e A. Uderzo
Desta vez, Astérix e Obélix vão ser chamados a demandar o território dos Pictos, esses povos da antiga Escócia conhecidos pelas suas qualidades de temíveis guerreiros e pelos seus múltiplos clãs, cujo nome, dado pelos Romanos, significa literalmente "homens pintados". 
Na melhor tradição das aventuras do mais célebre de todos os Gauleses, Astérix entre os Pictos é pois uma viagem épica a um país rico em tradições, durante a qual os nossos heróis irão descobrir um novo povo, cujas diferenças culturais se traduzirão em piadas e trocadilhos memoráveis.
(In Wook)
........................................................................................................................
Às dez a porta fecha, Alice Vieira
Às Dez a Porta Fecha é um peculiar romance juvenil, pois quase não encontramos personagens jovens. O livro trata da vida de velhos num lar de pessoas idosas. Conta-nos as histórias dos sonhos, desgostos e dores de homens e mulheres velhos que travam uma luta interior contra a rotina e o esquecimento das suas famílias. Mas é também um texto comovente e divertido com final feliz, visto que um dos velhos casa com uma companheira, sai do lar, e juntos descobrem o amor e constroem uma vida nova.
(In Wook)
.........................................................................................................................
Dei-te o Melhor de Mim, Nicholas Sparks 
Este novo e aclamado romance de Nicholas Sparks conta a história emocionante de Amanda e Dawson, dois adolescentes envolvidos na mágica experiência do primeiro amor. Contudo, sob a pressão familiar e social, são obrigados a seguir vidas distintas. Somente vinte e cinco anos mais tarde voltam a encontrar-se, por altura da morte do único homem que tinha protegido o jovem casal apaixonado. E se para ambos o amor de outrora se revela intacto, confrontam-se inevitavelmente com as escolhas feitas e os compromissos assumidos. Qual então o sentido daquele encontro, se nada podia mudar o passado?
(In Wook)
..................................................................................................................
Eu sou Malala, Malala Yousafzai
Malala Yousafzai tinha apenas dez anos quando os Talibãs tomaram o controlo da região onde vivia. Educada a defender os valores em que acredita, Malala lutou pelo seu direito à educação sob o regime talibã e por essa causa quase perdeu a vida no dia 9 de outubro de 2012, atingida à queima-roupa quando regressava a casa na carrinha da escola. Hoje, ela é um símbolo do protesto pacífico e a pessoa mais jovem de sempre a receber o prémio Nobel da Paz. 
Esta edição das suas memórias dirigida aos leitores mais jovens, dá-nos a conhecer a sua história e faz-nos acreditar na esperança e na possibilidade de uma pessoa - ainda muito jovem - poder inspirar a mudança na sua comunidade e no mundo.
(In Wook)
 ..........................................................................................................................
O código de reis, P. D. Baccalario
Os pais de Beatrice foram passar uns tempos na América e a jovem ficou entregue aos cuidados do seu tio Glauco, um alfarrabista proprietário de uma livraria no coração de Turim. Passar o dia no meio de volumes poeirentos não é o máximo, mas quando Audrey e Zakhar entram nas suas vidas, Beatrice e o tio veem-se envolvidos numa emocionante caça ao tesouro que encerra perigos inimagináveis.
(In Wook)
 ...................................................................................................................................
A Vida no céu, José Eduardo Agualusa
 A Vida no Céu é um romance distópico, num futuro que se segue ao Grande Desastre, e em que o Mundo deixou de ser onde e como o conhecemos. Encontrando-se o globo terrestre inteiramente coberto por água, e a temperatura, à superfície, intolerável, restou ao Homem subir aos céus. Mas essa ascensão é literal (não é alusiva ou simbólica): a Humanidade, reduzida agora a um par de milhões de pessoas, habita aldeias suspensas e cidades flutuantes - dirigíveis gigantescos denominados Tóquio, Xangai ou São Paulo -, e os mais pobres navegam o ar em pequenas balsas rudimentares. Carlos Benjamim Moco é o narrador da história. Tem 16 anos e nasceu numa aldeia, Luanda, que junta mais de cem balsas. O desaparecimento do pai fará com que Benjamim decida partir à sua procura.
(In Wook)
 ...........................................................................................................................
Predestinado, Philippa Gregory
Estamos em 1453 e todos os sinais apontam para que o fim do mundo esteja iminente. Acusado de heresia e expulso do seu mosteiro, Luca Vero, um atraente jovem de 17 anos, é recrutado por um misterioso estranho para registar o fim dos tempos por toda a Europa. 
Obedecendo a ordens seladas, Luca é enviado a cartografar os medos da Cristandade e a viajar até à fronteira do bem e do mal. Isolde, de 17 anos, abadessa, está presa num convento para impedir que reclame a sua enorme herança. Quando as freiras ao seu cuidado enlouquecem com estranhas visões, sonambulismo e exibindo feridas que sangram, Luca é enviado para investigar e todas as provas incriminam Isolde. 
No pátio do convento constrói-se uma pira para a queimar por bruxaria. Forçados a enfrentar os maiores medos do mundo medieval - magia negra, lobisomens, loucura - Luca e Isolde embarcam numa busca pela verdade, pelo seu próprio destino e até pelo amor, enquanto percorrem os caminhos desconhecidos até à personagem histórica real que defende as fronteiras da Cristandade e detém os segredos da Ordem das Trevas.
(In Wook)
 ............................................................................................................................
A vida de Pi, Yann Martel
Quando Pi tem dezasseis anos, a família decide emigrar para a América do Norte num navio cargueiro juntamente com os habitantes do zoo. Porém, o navio afunda-se logo nos primeiros dias de viagem. Pi vê-se na imensidão do Pacífico a bordo de um salva-vidas acompanhado de uma hiena, um orangotango, uma zebra ferida e um tigre de Bengala. Em breve restarão apenas Pi e o tigre.
(In Wook)
 ...........................................................................................................................
 A rapariga que roubava livros, Markus Zusak
Quando a morte nos conta uma história temos todo o interesse em escutá-la. Assumindo o papel de narrador em A Rapariga Que Roubava Livros, vamos ao seu encontro na Alemanha, por ocasião da segunda guerra mundial, onde ela tem uma função muito activa na recolha de almas vítimas do conflito. E é por esta altura que se cruza pela segunda vez com Liesel, uma menina de nove anos de idade, entregue para adopção, que já tinha passado pelos olhos da morte no funeral do seu pequeno irmão. Foi aí que Liesel roubou o seu primeiro livro, o primeiro de muitos pelos quais se apaixonará e que a ajudarão a superar as dificuldades da vida, dando um sentido à sua existência. Quando o roubou, ainda não sabia ler, será com a ajuda do seu pai, um perfeito intérprete de acordeão que passará a saber percorrer o caminho das letras, exorcizando fantasmas do passado. Ao longo dos anos, Liesel continuará a dedicar-se à prática de roubar livros e a encontrar-se com a morte, que irá sempre utilizar um registo pouco sentimental embora humano e poético, atraindo a atenção de quem a lê para cada frase, cada sentido, cada palavra. Um livro soberbo que prima pela originalidade e que nos devolve um outro olhar sobre os dias da guerra no coração da Alemanha e acima de tudo pelo amor à literatura.
(In Wook)
......................................................................................................................................
O homem da nuvem escura, Inês Vinagre
Numa determinada cidade, que aqui não importa referir, num determinado tempo que aqui não interessa dizer, existiu um homem a quem todos chamavam o homem da nuvem escura. À primeira vista, o homem da nuvem escura era daquele género de pessoas, que poderíamos classificar de “normais”. Dois olhos do tamanho do costume, uma boca igual à de toda a gente, um par de orelhas, nem grandes nem pequenas, e, para completar o quadro, um nariz absolutamente vulgar. Não era velho, mas também não era novo. Nem alto, nem baixo, nem gordo, nem magro, nem bonito, nem feio. Normal. Ninguém lhe conhecia nome, idade, família ou profissão e demorou bastante para se descobrir onde morava. Para todos, sem excepção, era apenas o homem da nuvem escura. Assim, sem tirar nem pôr, sem direito sequer a um nome com letra maiúscula. Acontece que o referido sujeito tinha uma particularidade que o tornava especial.... 
(In Fnac)
 ...............................................................................................................................
Um sonho de gigante, Pedro Sena-Lino
Era uma vez um gigante assim, com dedos como árvores e braços como montanhas." Nas lendas, os gigantes são seres muito fortes, mas também pouco inteligentes, o que faz com que sejam alvo habitual das maroteiras de um herói esperto. O seu papel é criar paisagens naturais ou transportar penedos para erguer construções colossais. Talvez por isso o arquétipo do gigante ainda se preste à criação de metáforas no imaginário moderno, como o escritor Pedro Sena-Lino nos sugere neste segundo volume da colecção Baú das Lendas.
(In Wook)
 ......................................................................................................................
O Falcão de Bonaparte, Mariana Morais Pinheiro
O Falcão de Bonaparte é uma história de guerra, mas é, sobretudo, uma história de amor.
É a história de um amor proibido entre um tenente francês e uma enfermeira portuguesa. E é também a história de amor de um povo pela sua pátria.
O Falcão de Bonaparte leva-nos numa viagem pelos bastidores da guerra, pelos quartéis e pelos acampamentos militares onde se decidiam as estratégias, e pelos cenários terríveis dos campos de batalha.
Com a II Invasão Francesa como pano de fundo, o romance espelha o triunfo do amor sobre a guerra e o sacrifício de um povo que batalhou de peito aberto contra o inimigo.
(In Wook)
 ...........................................................................................................................
O rapaz da bicicleta azul, Álvaro Magalhães
O João subiu para a bicicleta, que rangeu aflitivamente. Às primeiras pedaladas, ela respondeu com alguns estalidos, como os dos ossos de um velho que se levanta de uma cadeira, mas pouco depois já rolava pela estrada abaixo. Ele pedalou com mais força e atravessou o ar morno da manhã. Sentia não sabia o quê que o empurrava para diante. Cheirava-lhe não sabia a quê, sabia-lhe não sabia a quê. E esse “não sei quê” era a liberdade. Estava dentro dele e à volta dele, por todo o lado. Também ele era um rapaz numa bicicleta azul e também ele levava a flor da liberdade numa manhã de Abril. Com ela, podia ir até onde quisesse. Por isso, pedalou ainda com mais força e avançou a sorrir na direcção do sol.
(In Wook)
 ............................................................................................................................
Romance do 25 de Abril, João Pedro Messeder
E se um menino se chamasse Portugal?
Ou então: pode o Portugal do antes do 25 de Abril ser comparado a um menino?
Ora por que não?
Ouçam pois a sua história: como cresceu e sofreu e lutou até, já adulto, ver realizado um sonho.
E que sonho foi esse? O da liberdade, é claro. Mas imaginou também uma democracia e uma justiça que julgou possíveis no seu país à beira-mar.
Esse país onde hoje o mesmo menino, homem feito agora, continua atento a sonhar com um mundo melhor.
(In Wook)
..................................................................................................................................
Tintim no Tibete, Hergé
Não é por acaso que os populares «quadradinhos» são considerados leitura apropriada para os «jovens» dos 7 aos 77 anos! Tintim, o capitão Haddock, os irmãos Dupont e todas as outras figuras criadas pelo imortal Hergé, dispensam apresentações. Finalmente o mais célebre herói da banda desenhada é publicado na nossa língua para contentamento de todos os admiradores portugueses.
(In Wook)
..................................................................................................................................
.
A Ilha Negra, Hergé
Ao ajudar um avião com problemas, Tintin leva um tiro. Encontra pistas dos agressores e os indícios levam-no até Inglaterra onde um certo Dr. Müller tenta matá-lo. Após conseguir escapar, Tintin persegue-o. Encontra vestígios do agressor na Ilha Negra, conhecida por ter uma "besta". É lá que descobre o esconderijo de uma quadrilha: Müller e seus comparsas, que são falsificadores de dinheiro. Tintin consegue prendê-los e revela a verdadeira natureza da besta: um gorila.
(In Wook)
..................................................................................................................
A luz dos animais e das coisas, Bernardete Costa
Poesia infanto-juvenil que de uma forma pedagógica e lúdica procura cativar as crianças para a formação do EU. A poesia de "A Luz dos Animais e das Coisas" traz (im)possíveis e inúmeras respostas à inquietude das crianças, numa espécie de diálogo interior com a vida animal e com as coisas que as rodeiam.
(In Wook)
 .................................................................................................................................
A revolta das frases, Maria Almira Soares
Quantas vezes falamos e escrevemos sem pensar com que palavras, com que frases o estamos a fazer!
Quantas vezes nem olhamos para essa coisa preciosa de que tanto nos servimos: as palavras!
Será que elas pensam?!
Será que elas sentem?!
Será que elas ficam incomodadas quando são vítimas do nosso desleixo?!
Cuidado! Que as palavras não são de ficar quietas… e um dia talvez ganhem voz própria, se revoltem e nos arrastem para uma aventura surpreendente…
(In Wook)
........................................................................................................................
Irmão Lobo, Carla Maia de Almeida
Numa narrativa a duas vozes, esta é a história de uma família obrigada a mudar de vida e de uma viagem por um país que se desmorona. Nela se cruzam a voz de Bolota, 8 anos, quando parte «em expedição pela estrada fora, em direção ao fogo e ao centro da Terra»; e a da mesma personagem, já adolescente, recordando a estranha aventura passada na infância.
(In Wook)
 ................................................................................................................................
Os Ciganos, Sophia de Mello Breyner Andresen e Pedro Tavares
Ruy vive numa casa com demasiadas regras e muitas rotinas. Um dia, é surpreendido pelo rataplã de um tambor que o desafia a saltar o muro do jardim e a percorrer os campos ao encontro de um acampamento de ciganos. Com eles acaba por ficar e, inspirado pelo espírito indomado de Gela, descobre o prazer de sentir o chão debaixo dos pés, experimentando, enfim, a liberdade pela qual sempre suspirou.
Esta é uma história sobre o irresistível apelo da liberdade e sobre a descoberta do outro e suas diferenças. 
(In Wook)
 ..............................................................................................................................
A Culpa é das Estrelas, John Green
Apesar do milagre da medicina que fez diminuir o tumor que a atacara há alguns anos, Hazel nunca tinha conhecido outra situação que não a de doente terminal, sendo o capítulo final da sua vida parte integrante do seu diagnóstico. Mas com a chegada repentina ao Grupo de Apoio dos Miúdos com Cancro de uma atraente reviravolta de seu nome Augustus Waters, a história de Hazel vê-se agora prestes a ser completamente reescrita.
(In Wook)
 ..............................................................................................................................
Prometo falhar, Pedro Chagas Freitas
O amor dos amantes, o amor dos amigos, o amor da mãe pelo filho, do filho pela mãe, pelo pai, o amor que abala, que toca, que arrebata, que emociona, que descobre e encobre, que fere e cura, que prende e liberta. O amor.
No seu estilo intimista, quase que sussurrado ao ouvido, Pedro Chagas Freitas leva o leitor aos estratos mais profundos do que sente. E promete não deixar pedra sobre pedra.
Mergulhe de cabeça numa obra que mostra sem margem para equívocos porque é que é possível sair ileso de tudo.
Menos do amor.
(In Wook)
 ...........................................................................................................................
O Pássaro da Cabeça e mais versos para crianças, Manuel António Pina
«Sou o pássaro que canta
dentro da tua cabeça,
que canta na tua garganta,
que canta onde lhe apeteça.»
Estes e outros versos, acompanhados das mais belas pinturas, vão transportar-te para um mundo de imaginação onde só tu poderás chegar…
(In Wook)
 ...............................................................................................................................
Segredos, António Mota
Dez histórias, dez segredos, dez textos breves de António Mota, que convidam a viajar ao lado do sonho e das coisas marcantes da vida que nos acontecem em secretos dias que nunca mais esquecemos. Dez histórias, dez segredos que conhecemos ao longo deste livro com as inconfundíveis ilustrações de Marta Torrão, Prémio Nacional de Ilustração 2004.
(In Wook)
.....................................................................................................................................
Os Náufragos do Holandês Voador, Brian Jacques
Quem é que nunca ouviu falar do Holandês Voador? A lenda do navio fantasma e do seu louco capitão, condenados a sulcar os mares para todo o sempre ao sabor de ventos e tempestades, tem sido passada de geração em geração. A sua terrível saga inspirou escritores e músicos ao longo dos séculos, mas nunca ninguém até hoje tinha contado a fundo a verdadeira história do navio amaldiçoado. Poucos saberiam, por exemplo, que da sua tripulação faziam parte um rapaz e um cão, cujo extraordinário destino é narrado nestas páginas.Náufragos do tempo e do espaço, Neb e o seu cão Den guiarão os leitores através de uma assombrosa viagem, recheada de aventuras, perigos, surpresas, mistérios e feitos prodigiosos: uma autêntica caça ao tesouro, cujo prémio é a vitória sobre a prepotência e a injustiça... 
(In Wook)
 ........................................................................................................................
O Alienista, Machado de Assis
Quando o Dr. Simão Bacamarte, médico psiquiatra, homem da ciência, constrói um asilo em Itaguaí, nada faria prever os acontecimentos que lhe sucederam. "Eram furiosos, eram mansos, eram monomaníacos, era toda a família dos deserdados do espírito." Mas quem eram, afinal, os loucos? Neste conhecido conto da literatura brasileira, Machado de Assis reflete sobre a fronteira entre a sanidade e a loucura, ao mesmo tempo que constrói um retrato crítico da sociedade da época.
(In Wook)
 .........................................................................................................................
História de um caracol que descobriu a importância da lentidão, Luis Sepúlveda
Os caracóis que vivem no prado chamado País do Dente-de-Leão, sob a frondosa planta do calicanto, estão habituados a um estilo de vida pachorrento e silencioso, escondidos do olhar ávido dos outros animais, e a chamar uns aos outros simplesmente «caracol». Um deles, no entanto, acha injusto não ter um nome e fica especialmente interessado em conhecer os motivos da lentidão. Por isso, e apesar da reprovação dos outros caracóis, embarca numa viagem que o vai levar ao encontro de uma coruja melancólica e de uma tartaruga sábia, que o guiam na compreensão do valor da memória e da verdadeira natureza da coragem, e o ajudam a orientar os seus companheiros numa aventura ousada rumo à liberdade. 
(In Wook)
 .......................................................................................................................
O Fantasma de Canterville, Oscar Wilde
A primeira história publicada por Oscar Wilde leva-nos a um castelo assombrado, adquirido por uma abastada família americana que não acredita no sobrenatural, obrigando o pobre fantasma residente a encetar numa série de estratagemas para assustar os seus novos hóspedes. Nunca o fantástico, o terror e a comédia se combinaram numa trama tão genial, que nos diverte e nos leva a refletir sobre os valores mais elevados da vida. 
(In Wook)
......................................................................................................................
O Conto da Ilha Desconhecida, José Saramago
«Um homem foi bater à porta do rei e disse-lhe, Dá-me um barco.»
Situada num tempo e num espaço indeterminados, a história do homem que queria um barco para ir à procura da ilha desconhecida promete ser a história de todos os homens que lutam contra as convenções em busca dos seus sonhos e de si próprios. 
(In Wook)
 ....................................................................................................................................
O sexto livro do Diário de Sofia, Nuno Bernardo e Marta Gomes
A Sofia está de volta! E com ela chega também uma série de novas aventuras e desafios. Mais uma vez, a nossa protagonista vai ter de tomar uma decisão superdifícil: Por um lado, quer muito ir para Nova Iorque fazer o curso intensivo de teatro pelo qual tanto lutou, por outro, custa-lhe imenso deixar o Tiago, com quem finalmente decidiu assumir uma relação. Como se não bastasse, vai ter de cancelar as tão aguardadas férias de Verão que tinha combinado com os amigos, e uma antiga paixão vai fazer com que a sua estada em Nova Iorque se torne um pouco atribulada. Aqui está, para todas as amigas de Sofia, o tão aguardado Sexto Livro do Diário de Sofia, recheado de aventuras desta protagonista que já conheces tão bem.
(In Fnac)
 ....................................................................................................................
O Dragão, Luísa Ducla Soares
E se um dragão entrasse, de imprevisto, na tua casa, na tua escola, na tua vida? Como lidar com o diferente, com o medo, com o inesperado?
Esta é uma história divertida e comovente que também te fará pensar. 
(In Wook)
 ........................................................................................................................................
Os rapazes dos tanques, Alfredo Cunha e Adelino Gomes
Os Rapazes dos Tanques oferece-nos imagens e testemunhos exclusivos dos homens que estiveram frente a frente no Terreiro do Paço e no Carmo, no dia 25 de Abril de 1974. As fotografias de Alfredo Cunha e as entrevistas conduzidas por Adelino Gomes levam-nos a (re)viver aquelas horas e a percebermos as dúvidas, os receios, a ansiedade, a tensão, a esperança, as alegrias vividas por cidadãos que, depois desse dia, regressaram, na maior parte dos casos, ao anonimato. E a conhecer, também, o olhar que esses homens têm sobre o país quarenta anos depois.
Este livro dá voz, pela primeira vez, a furriéis e cabos que não obedeceram às ordens de fogo do brigadeiro comandante das forças fiéis ao regime - um ato de justiça aos que estando, numa primeira fase, na defesa do regime arriscaram a vida e souberam estar à altura do desafio.
Os Rapazes dos Tanques é uma homenagem aos homens da Cavalaria que acabaram com 48 anos de ditadura, em especial, ao capitão Salgueiro Maia.
(In Wook)
.........................................................................................................................
Asas, maçãs e telescópios: a revolução científica, Anna Parisi
Continuando o percurso iniciado com o livro Números Mágicos e Estrelas Errantes - os primeiros passos da ciência, este segundo volume da coleção "Eureca!" relata os passos que conduziram àquela que é considerada uma das mais importantes revoluções científicas da História da Ciência.
Este livro narra assim os problemas que Copérnico teve de resolver, as estranhas ideias de Kepler, as dificuldades que Galileu teve de enfrentar e o mau feitio de Newton.

(In Wook)
..........................................................................................................................................
O Planeta Azul, Luísa Ducla Soares
Quem quer viajar até ao Planeta Azul?
Não precisa de embarcar num foguetão, de vestir um fato espacial, de se preparar para encontros imprevisíveis com seres e paisagens distantes.
O Planeta Azul está bem perto, debaixo dos nossos pés: é a Terra, tão conhecida e tão ignorada, sempre capaz de nos fazer refletir e deslumbrar.
(In Wook)
 ....................................................................................................................................
História de um cão chamado Leal, Luis Sepúlveda
Afmau, que significa «leal e fiel» na língua mapuche, a língua da Gente da Terra, é o nome ideal para um filhote de pastor-alemão que, sobrevivendo à fome e ao frio da montanha onde nasceu, assim demonstra a sua enorme lealdade à vida. Na companhia de Aukamañ, um rapazinho mapuche, Afmau aprende a conhecer o mundo que o rodeia e a respeitar a diversidade da natureza. 
Porém, nem todos pensam da mesma forma: um bando de estrangeiros, com costumes estranhos aos da Gente da Terra, chega à aldeia onde Afmau vive, semeando o caos e o medo.
Condenado daí em diante a uma vida de servidão e crueldade, obedecendo a uma missão odiosa - perseguir e capturar todos os que se oponham ao bando de estrangeiros -, o destino acaba por proporcionar a Afmau uma derradeira oportunidade de redenção, numa fábula maravilhosa e naturalista onde Luis Sepúlveda reflete sobre o peso do passado e da memória, a força da amizade e da solidariedade e o respeito pela Terra e por todos quantos nela habitam.
(In Wook)
 ....................................................................................................................................
Uma argola no umbigo, Alexandre Honrado
Quando uma prima vai casar antes do tempo e a prima da província chega à cidade com uma argola no umbigo, será que o mundo endoidou? O Falinhas Mansas arrasta a asa a caminho da escola, a Palmira do 2.º esquerdo abandonou o Ronhas e vem assaltar o frigorífico da família, a prima Rosarinho vai MESMO casar com o Imbecil e até a Rute Despenteada fica sem fala quando a Ramela Sofia se apeia do comboio com um ar tão «à frente» que parece que vem de Marte, e não da província… Entre projectos escolares, rapazes inspiradores (Jorge? Quem é o Jorge?) e problemas e dúvidas com que o mundo parece querer atropelar-nos quando temos 13 anos. 
(In Wook)
 ..................................................................................................................
Bicicleta à chuva, Margarida Fonseca Santos
O Jaime carrega um enorme segredo: um grupo de rufias, os Alcaides, toma conta da sua vida de muitas maneiras, deixando--lhe o corpo e a mente com marcas difíceis de apagar. O Valdomiro, o chefe dos Alcaides, luta para, de alguma forma, conseguir ser importante naquele bairro tão complicado.
Um dia, em frente à paragem do autocarro, o Jaime vê uma bicicleta antiga encostada ao muro de pedras, e desenha-a. Cai uma chuva miudinha, mas o dono da bicicleta, o Joaquim, não se incomoda com isso, e interessa-se por aquele desenhador.
Nasce assim uma amizade capaz de revolucionar a vida do Jaime e de muitos outros. Queres saber como? Então, vem daí!
(In Wook)
.................................................................................................................
A Contradição Humana, Afonso Cruz
Afonso Cruz traz-nos as observações de uma criança atenta ao mundo, às suas contradições e opostos, combinando ironia e argúcia com um talento narrativo que passa igualmente pela sua ilustração.
(In Wook)
 ........................................................................................................................
Três com Tango, Justin Richardson, Peter Pammel e Peter Parnell 
Três com Tango é a história verdadeira de um invulgar casal de pinguins-de-barbicha, ao qual o tratador do Zoo do Central Park em Nova Iorque, Rob Gramzay, deu a oportunidade de ter um filhote, colocando um ovo no seu ninho, depois de observar as suas tentativas infrutíferas de chocar uma pedra. Assim nasceu Tango, que foi o primeiro pinguim-fêmea a ter dois pais.
(In Wook)
 ..............................................................................................................
Um longo domingo de noivado, Jean Pierre Jeunet (DVD)
Em 1919, Mathilde tinha apenas 19 anos. Dois anos antes, o seu noivo Manech partira para a frente de batalha na Somme. Como milhões de outros jovens antes dele, Manech foi "morto no campo de batalha". Ou pelo menos isso é o que diz o boletim oficial. Mas Mathilde recusa-se a acreditar. Se ele tivesse sido morto, ela saberia. Mathilde agarra-se à sua intuição e esperança com toda a paixão que a liga ao seu amor desaparecido, mesmo quando um sargento regressado da frente tenta em vão convencê-la que Manech morreu numa trincheira na terra-de-ninguém, na companhia de quatro outros soldados condenados à morte por ferimentos auto-infligidos. O seu percurso está repleto de obstáculos mas Mathilde não vacila - pois nada é impossível para uma mulher que está decidica a desafiar o próprio destino...
(In Fnac)
.................................................................................................................
O incrível rapaz que comia livros, Oliver Jeffers
Tal como muitas crianças, o Henrique adora livros. Mas não exactamente como nós adoramos livros…Um dia, o Henrique descobre este estranho apetite, que se transforma numa mania constante e deliciosa! E eis a melhor parte: quanto mais livros devora, mais esperto fica... Até que um dia as coisas começaram a correr mal…
(In Wook)
 .............................................................................................................
As Sufragistas, Sarah Gavron (DVD)
As Sufragistas é um drama intenso que acompanha a história das ativistas que estiveram no início do movimento feminista, mulheres que foram forçadas à clandestinidade ao entrar num perigoso jogo do gato e do rato com um Estado cada vez mais brutal, enquanto lutavam pelo direito de voto. Essas mulheres não eram maioritariamente das classes educadas, mas sobretudo das classes operárias e que tinham assistido ao falhanço do protesto pacífico. Radicalizadas e recorrendo à violência como a única via para mudar, elas estavam dispostas a perder tudo na luta pela igualdade - os seus empregos, as suas casas, os seus filhos e as suas vidas. Maud (Carey Mulligan) era uma dessas ativistas. A história da sua luta pela dignidade é comovente e inspiradora.
(In Fnac)
.............................................................................................................
 A Pirata, Luísa Costa Gomes
A Pirata é uma biografia ficcionada da célebre Mary Read, uma das poucas mulheres-pirata e que há memória. Conhece-se a história de Mary Read pela breve descrição que dela faz o capitão Charles Johnson na História Geral dos Piratas. Sabe-se que nasceu em Inglaterra, que foi soldado na Flandres e que foi capturada na Jamaica com a tripulação do famoso capitão Calico Jack Rackam e a sua amante, a terrível Anne Bonny. Condenadas à morte na forca, Mary Read e Anne Bonny viram a sentença adiada por estarem grávidas. Mary Read veio a morrer na prisão, em Abril de 1721.
(In Wook)
 ............................................................................................................
A Ilha do Tesouro, Robert Louis Stevenson
A Ilha do Tesouro é o arquétipo dos romances de aventuras. Mas foi o relato de Stevenson, com Long John Silver de perna de pau, tricórnio na cabeça e duas pistolas à cintura que entrou na memória colectiva e marcou gerações de leitores. 
(In Wook)
...............................................................................................................................
As sombras de D. João II, Jorge Sousa Correia
D. João II, o Príncipe Perfeito, ascendeu ao trono em 1481 e continuou a sua ação na direção dos Descobrimentos da expansão marítima portuguesa iniciada pelo tio-avô Infante D. Henrique. Esta ligação à gesta marítima ficaria marcada pela assinatura do Tratado de Tordesilhas, mas também por outros feitos reveladores da época de ouro de Portugal.
O rei era uma espécie de Apolo do final do século XV, mas a história da sua vida revela uma outra face. Consciente de que era odiado por uma parte da nobreza portuguesa, espiava noite e dia, tendo criado uma verdadeira "polícia política".
A História de Portugal fala de um rei generoso, as cronologias acertam nos acontecimentos, as intenções mostram-no intrépido, organizado, normativo. Mas no meio de tudo isto, há um homem de lágrima fácil e íntimo cruel, um verdadeiro manancial de sentimentos por decifrar.

(In Wook)
 ................................................................................................................................................................................
As Aventuras do Menino Nicolau, Goscinny e Sempé
O Joaquim teve um… O Nicolau comprou uma… Um dia, o irmão do Eudes… 
O que terá acontecido, desta vez, ao Menino Nicolau e aos seus amigos, para, uma vez mais, andarem à pancada, serem castigados, divertirem-se à brava e terem aventuras incríveis?

Este é mais um livro do Menino Nicolau, cheio de aventuras engraçadas passadas em casa, na escola e, até, na rua.

Quem sabe se não se terás passado também por algo de semelhante?

(In Wook)
.....................................................................................
La famille BélierEric Lartigau (DVD)
A família Bélier é uma simpática família francesa que se dedica à produção de laticínios. Todos são surdos com exceção de Paula (Louane Emera), de 16 anos. Ela é a intérprete dos seus pais e um elo essencial, em especial, no que respeita ao funcionamento diário da quinta da família. Um dia, incitada pelo seu professor de música, Paula descobre um talento para cantar e decide preparar-se para a audição do Coro da Rádio France. Trata-se da escolha de uma vida que irá distanciá-la da sua família e forçá-la a crescer.
(In Fnac)
.................................................................................................
.
Os cães da minha rua, Soni Esteves
Os cães da minha rua é uma história comovente e empolgante, narrada na primeira pessoa por Remela, um cão comum que vive num bairro comum. O modo como nos apresenta a sua visão do mundo e a relação que, ao longo dos anos, vai estabelecendo com os seus pares e com os humanos diverte e comove o leitor, ao mesmo tempo que o conduz a uma reflexão sobre o valor da amizade, da família e do amor incondicional.
(In Chiado Editora)
..........................................................................................................................
Catarina de Bragança, Isabel Stilwell
Com 23 anos a infanta Catarina de Bragança, filha de D. Luísa de Gusmão e de D. João IV, deixou para trás tudo o que lhe era querido e próximo para navegar rumo a uma vida nova. Entusiasmada pelo casamento com Charles de Inglaterra, rapidamente deu lugar ao sofrimento, às infidelidades do marido, ao nascimento dos seus filhos bastardos enquanto o seu ventre permanecia liso e seco, incapaz de gerar o tão desejado herdeiro.
(In Wook)
.................................................................................................................................

As férias do Menino Nicolau, Goscinny e Sempé
Quando chegam ao fim das aulas, todos os meninos só pensam numa coisa: férias. O Nicolau não é nenhuma exceção, mas vamos ver que as suas férias não foram muito sossegadas. Antes de mais nada, temos de ler o livro. Assim, ficaremos a saber como foram cheias de aventuras as férias do menino Nicolau. 
O humor, a humanidade, a ternura e a simplicidade de Goscinny, aliados ao traço genial de Sempé, criam uma imagem da infância em que os mais novos se reconhecerão e os mais velhos revisitam, certamente com saudade.
(In Wook)
.................................................................................................................
Filipa de Lencastre, Isabel Stilwell
Filipa de Lencastre, mulher de uma fé inabalável, conhecida pela sua generosidade, empreendedora e determinada a mudar os usos e costumes de uma corte tão diferente da sua, deu à luz, aos 28 anos, o primeiro dos seus oito filhos - a chamada Ínclita Geração, que um dia, como ela, partiria em busca de novos mundos e mudaria para sempre os destinos da nação. Num romance baseado numa investigação histórica cuidada, Isabel Stilwell conta-nos a vida de uma das mais importantes rainhas de Portugal, desde a sua infância em Inglaterra, onde conhecemos a corte do século XIV, à sua chegada de barco a Portugal, onde somos levados numa vertigem de sentimentos e afetos, aventuras e intrigas. Gratuito, com esta nova primeira edição, vai encontrar um roteiro dos Caminhos de D. Filipa. Escrito pela autora com base na sua própria experiência, desafia o leitor a conhecer a Inglaterra onde a rainha nasceu, passando pela Galiza e Portugal. Conta com indicações de trajetos e lugares onde ficar, tudo para que o leitor faça, também ele, esta viagem.
(In Wook)
................................................................................................................
O professor faz a diferença, José Lopes; Helena Santos Silva
Identificar os factores mais susceptíveis de ajudar os alunos a aprender tem sido objecto de várias investigações em educação, consolidadas com a aplicação prática em sala de aula. Ao longo destes últimos anos, os autores constataram que a influência do professor é superior a factores como o ambiente familiar do aluno, a sua origem étnica e nível socioeconómico, a sua motivação e potencial intelectual. O que os professores fazem na sala de aula é o principal factor que determina a aprendizagem e o sucesso dos alunos. Nem todas as práticas pedagógicas têm o mesmo efeito na aprendizagem, a diferença está antes relacionada com determinadas características e atitudes dos professores. Que práticas e características dos professores estão então mais directamente relacionadas com uma aprendizagem eficaz dos alunos? Em O Professor Faz a Diferença, obra dirigida a professores e estudantes de cursos que habilitem para a docência, encontra-se resposta a esta e outras perguntas.
(In Wook)
...........................................................................................................................
Cyber Bullying, Sónia Seixas, Luís Fernandes; Tito de Morais
Um guia sobre como identificar, prevenir, intervir e combater o cyber bullying, destinado a ajudar pais e encarregados de educação, professores e educadores, e outros profissionais que lidem com crianças e jovens ou os tenham a seu cargo.
(In Wook)
................................................................................................................................................
 A Doutora Tiradentes, David Walliams
A escuridão invade a cidade. Crianças que deixam os dentes debaixo da almofada para a Fada dos Dentes, à espera de um presente, acordam e encontram… uma aranha viva e centenas de pulgas aos saltos na cama! Algo de muito maléfico espreita nas sombras.Cuidado! Esta é uma história de terror. Com muitas palavras inventadas.
(In Wook)
...........................................................................................................................................
A Longa Estrada para Casa, Saroo Brierley
Saroo, de cinco anos, está numa estação de caminho de ferro, sozinho. Perdeu-se de Guddu, o irmão mais velho, que o acompanhava. Sem saber como regressar a casa, enfia-se num comboio acreditando que Guddu há de encontrá-lo. No dia seguinte, porém, vê-se nas perigosas ruas de Calcutá, por onde deambula durante semanas para sobreviver, só e sem qualquer documento, perante a indiferença da multidão. Acaba por ser acolhido num orfanato e, mais tarde, adotado por um casal australiano. 
Embora feliz na Austrália, com a sua nova família, que em vão tenta esforçadamente conhecer as suas origens, Saroo nunca deixa de pensar na mãe e nos irmãos que ficaram a quase meio mundo de distância. Anos depois, passa horas a perscrutar imagens do Google Earth na esperança de localizar e identificar referências da sua aldeia que lhe permitam reencontrar a mãe biológica. Uma história verídica, comovente e intensa, que já inspirou milhões de pessoas em todo o mundo.Um hino à esperança, ao poder dos sonhos e à coragem de nunca desistir.
(In Wook)
.....................................................................................................................................
Corre, Rapaz, corre, Pepe Danquart (DVD)
Imediatamente a seguir à ocupação da Polónia pelas forças nazis, os alemães começaram a planear o isolamento da população judia de Varsóvia num gueto. Os judeus da cidade foram obrigados a viver naquele lugar circunscrito por um muro, completamente isolados do resto da população. Era ali que o pequeno Yoram Fridman, de oito anos, vivia com a família. Em 1942, com a ajuda do pai, a criança consegue escapar para a floresta. Abandonado à sua sorte, procura refúgio nos lugares mais sombrios, aceitando ajuda de todos os que, de um modo ou outro, o possam ajudar a sobreviver. Uma dessas pessoas é Magda, uma rapariga polaca que lhe muda o nome judeu de Yoram para Jurek e arrisca a vida ao ajudá-lo a fazer-se passar por católico e, desse modo, passar despercebido durante os três anos até ao final da guerra.
(In Cinecartaz)
...............................................................................................................................................
Quando Hitler roubou o coelho cor-de-rosa, Judith Kerr
Vive-se o ano de 1933. Anna tem apenas nove anos e anda demasiado ocupada com a escola e com os amigos para reparar nos cartazes políticos espalhados pela cidade de Berlim com a suástica nazi e a fotografia de Adolf Hitler, o homem que muito em breve mudaria a face da Europa. Ser judeu, pensa ela, é apenas algo que somos porque os nossos pais e avós são judeus.
Mas um dia o pai dela desaparece inexplicavelmente. E, pouco tempo depois, ela e o irmão, Max, são levados pela mãe com todo o sigilo para fora da Alemanha, deixando para trás a sua casa, os amigos e os amados brinquedos. Reunida na Suíça, a família de Anna embarca numa aventura que vai durar anos.
(In Wook)
..............................................................................................................................................
O Fabuloso destino de Amelie Poulain, Audrey Tatoo (DVD)
Não é feliz a vida de Amélie. A mãe morreu no adro da Catedral de Notre Dame e o pai transferiu todo o seu afecto para um anão de jardim. Aos 22 anos, empregada de mesa em Montmartre, Amélie decide reparar a vida dos outros. Eis algumas das suas vítimas: a porteira, que chora pelo marido desaparecido, a hipocondríaca Georgette e o homem de vidro, eterno falsificador de Renoir. Um dia, Amélie conhece Nino: empregado em part-time num comboio-fantasma e numa loja. É um colecionador de fotografias abandonadas à volta das Photomatons.
O jogo das escondidas vai começar.
(In Fnac)
 ............................................................................................................................................
O Livro das Pinturas Famosas, Edicare Editora
Este sumptuoso livro proporciona uma introdução passo a passo a 35 das pinturas mais conhecidas e admiradas do mundo, da pintura a óleo às gravuras e serigrafia, todas elas magnificamente reproduzidas e explicadas de uma forma simples e cativante.
Esta selecção, ordenada cronologicamente, abarca uma vasta gama de estilos e períodos. Olhar para elas pode ajudar-te a descobrir qual o tipo de pinturas de que mais gostas e até a eleger as tuas preferidas.

(In Wook)
.......................................................................................................................................
Divergente, Veronica Roth (DVD)
Na Chicago distópica de Beatrice Prior, a sociedade está dividida em cinco fações, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude específica: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Numa cerimónia anual, todos os jovens de 16 anos devem decidir a fação a que irão pertencer para o resto das suas vidas. Para Beatrice, a escolha é entre ficar com a sua família... e ser quem realmente é.
(In Fnac)
...............................................................................................................................................
Um perito em busca da verdade de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada (oferta)
No novo livro agora lançado pela APS, Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães enveredam por um estilo de história policial para dar a conhecer aos mais novos as especificidades das várias profissões ligadas aos seguros, nomeadamente a profissão de perito, que é o personagem principal de “Um perito em busca da verdade”.
(In Wook)
...................................................................................................................................................
Na Livraria mais bonita do mundo da Lello
A visita de um menino que resolveu escrever um livro e acaba por levá-lo à livraria mais bela do mundo onde moram todos o livros do planeta...
 ...........................................................................................................................................
Diário de um Adolescente na Lisboa de 1910, Alice Vieira
Joaquim José é um jovem lisboeta de 14 anos em 1910. Pai republicano, avó monárquica, criada com namorado da Carbonária e aluno de um dos homens que mataram D. Carlos e D. Luís Filipe, facilmente se compreende a confusão que vai na sua cabeça. O seu diário é o registo bem-humorado desses dias de sobressalto que vão dar ao 5 de Outubro.

(In Wook)
 ....................................................................................................................................................

Preparação para a Prova de aferição de História e Geografia de Portugal, Porto Editora
Este livro foi especialmente concebido para apoiar os alunos na preparação para a prova de aferição de História e Geografia de Portugal do 5.° ano. Simultaneamente, funciona como suporte do estudo ao longo do ano letivo e na preparação para os testes de avaliação.
(In Wook)
.......................................................................................................................................

365 Piadas, Civilização Editora
Anedotas engraçadas, adivinhas, pequenos anúncios… Este livro oferece às crianças a partir dos 7 anos um momento alegre para cada dia do ano.
(In Wook)
.......................................................................................

.......................................................................................
Contos e lendas do Mundo, Margarida Pereira Muller
Lendas tradicionais de outros países que nos fazem ver como somos todos tão diferentes e tão iguais.
24 contos de todo o mundo que nos remetem para um mundo do maravilhoso e nos mostram uma outra realidade da vida e fortalecem a vida interior porque identificam, simbolizam e formalizam medos e experiências, permitindo controlá-los e desmascará-los.
(In Wook)

......................................................................................................
 Os rapazes do lixo,  Andy Mulligan (livro e DVD)
Num país do terceiro mundo, num futuro não muito distante, três rapazes tentam sobreviver nas montanhas de lixo nos subúrbios de uma metrópole. Num dia de sorte e azar, Raphael encontra algo muito especial e misterioso. Tão misterioso que decide guardar, mesmo que a polícia da cidade ofereça uma bela recompensa pela sua devolução. Essa decisão traz terríveis consequências, e em breve os rapazes do lixo vão ter de usar toda a sua astúcia e coragem para escapar aos seus perseguidores. Trash - Os Rapazes do Lixo é um romance policial para leitores jovens, cuja leitura será interessante para os menos jovens, igualmente. Publicado em mais de quinze países, este é um livro sobre como a esperança e a determinação podem transcender até a pobreza mais indigna.
(In Wook e FNAC)
...........................................................................................................................................
Uma canção de Natal, Charles Dickens
Na véspera de Natal, Ebenezer Scrooge, um velho homem de negócios londrino, amargo, avarento, implacável e desumano, recebe durante a noite a visita do fantasma do seu ex-sócio, Jacob Marley, e logo de seguida a dos Espíritos do Natal Passado, Presente e Futuro que despertarão nele, de forma terrificante, a consciência e o verdadeiro sentido da época…
(In Wook)

Sem comentários: